O Edital de Concorrência nº 004/CAE/2023, aprovou a licitação para aquisição de dois sistemas de radares tridimensionais móveis para o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) da Força Aérea Brasileira, uma antiga reinvidicação da FAB dentro dos seus Programas Estratégicos.
Por definição, o 1º GCC, que é subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), provê os meios transportáveis de comunicação, controle e alarme aéreo nos locais sem essas capacidades ou reforça pontualmente instalações fixas para atender às demandas operacionais.
Seus equipamentos, geradores de energia e material de apoio/plataformas são projetados para transporte por meio terrestres acondicionados em cases resistentes divididos em módulos. Também são aerotransportáveis e sua montagem e entrada em operação deve ser rápida, não excedendo mais que algumas horas.
O Centro de Aquisições Específicas (CAE) da Força Aérea é a unidade responsável pela condução da licitação, que até o momento já apresenta as seguintes empresas interessadas, o Grupo Thales com seu GM400 Alpha, a SAAB, com seu Giraffe 3D, e a Hensoldt, com o radar TRML-4D.
O radar Giraffe-4A da SAAB utiliza tecnologia AESA de vigilância de médio/longo alcance que trabalha na banda S (E/F) e foi projetado para receber facilmente up-grades e se manter pronto atuar contra novas ameaças.
Esse radar é capaz de executar uma varredura 360º em 3D até 70º com 60 rpm, fornecendo uma taxa de atualização do alvo sem precedentes, juntamente com a cobertura de alta altitude e precisão monopulse, possui também a capacidade de rejeitar falsos alarmes causados por ruído ou por jamming.
O radar Giraffe-4A da SAAB montado em plataforma 6x6. Imagem: SAAB
Com 5 vezes mais potência de processamento, um aumento na faixa instrumentada de mais de 10% (515km) em relação ao Ground Master 400, e apresentando novas capacidades avançadas de inteligência artificial, o Thales Ground Master 400 Alpha (GM400α) reúne em um mesmo equipamento alta mobilidade, alta disponibilidade, facilidade de atualização e integração.
Utilizando tecnologia de feixe digital empilhado, o GM400 Alpha detecta alvos desde jatos rápidos e mísseis até helicópteros e UAVs pairando.
Uma característica única do GM400 Alpha é a detecção e rastreamento de ameaças como os UAVs táticos voando perto do solo, escondidos na desordem perto do radar, enquanto simultaneamente detecta e rastreia alvos de maior altitude, como caças-bombardeiros voando dentro do seu alcance de até 515 km na detecção de alvos aéreos.
O radar Thales Ground Master 400 Alpha (GM400α) montado em posição fixa
O radar TRML-4D da empresa alemã Hensoldt usa a mais recente tecnologia de radar Active Electronically Scanned Array (AESA) com múltiplos feixes de formato digital. É capaz de detectar, rastrear e classificar diversos tipos de alvos aéreos, com foco em mísseis de cruzeiro e aeronaves, inclusive as de pequeno porte, rápidas e de baixa altitude, bem como helicópteros. Ele garante a rápida detecção e rastreamento de cerca de 1.500 alvos em um raio de até 250 km.
O TRML-4D foi projetado para operação contínua e alta disponibilidade operacional.
O radar 3D TRML-4D também atende aos requerimentos de interoperabilidade, conectividade e, principalmente, a possibilidade de anexar a suíte um moderno sistema IFF 5 (identificação amigo ou inimigo) produzido pela HENSOLDT que fornece uma versão protegida por criptografia do Modo S e da posição GPS ADS-B.
O radar 3D TRML-4D da Hensoldt montado em platafoma 8x8