A brasileira Akaer estará presente no Pavilhão Brasil da Abimde (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), juntamente com mais 13 indústrias nacionais, durante a Feira Internacional Eurosatory (13 a 17 de junho) em Paris, na França.
Um dos destaques da empresa em 2022 será apresentado em Paris, o programa de modernização de viaturas blindadas de reconhecimento média sobre rodas EE-9 CASCAVEL, licitação recentemente vencida pela Akaer.
O EE-9 Cascavel será modernizado pela Akaer (Imagem: Roberto Caiafa)
Trata-se de um amplo pacote de melhorias as quais contém uma nova motorização, revitalização da suspensão, torre de comando automatizada para otimização da posição de tiro e melhora da consciência situacional, ar-condicionado, substituição da miras óticas por optrônicos de última geração para busca e pontaria dos alvos e identificação de eventuais ameaças, um lançador de mísseis antitanque em sua torre principal, um computador de tiro para execução de todos os cálculos balísticos e por fim um outro computador de comando e controle o qual irá analisar em tempo real todos os sensores espalhados pela viatura para a leitura dos parâmetros ambientais que possam interferir na execução das missões.
Mísseis
Akaer desenvolve todo um pacote de tecnologias dedicadas a categoria de subsistemas de mísseis como os sensores de imageamento infravermelho, espoletas de proximidade a laser, guiamentos através de raio laser para míssil antitanque, kits de guiagem a laser para foguete, kit de guiagem a laser para foguetes e por fim sistemas de sensores dual a laser e imagem.
Esse amplo pacote atende as necessidade dos seguintes tipos de mísseis: ar-ar, ar-terra e terra-terra.
Seekers e sensores inteligentes, uma das competências da Akaer (Imagem: Arquivo Infodefensa)
Drones
Na categoria de sistemas aéreos não tripulados, o inédito modelo Albatross destaca-se pelo seu payload de sensores dedicados a inteligência, vigilância e reconhecimento combinados com um grande raio de ação.
Sensores Optrônicos e Ópticos
O Monocular Térmico Multiuso OLHAR permite ao usuário observar cenários em condições de visibilidade restrita, seja com luz ou em ambientes com fumaça, poeira, neblina intensa e elementos de camuflagem, a fim de apoiar ações de engajamento tático por tropas terrestres, patrulhamento móvel ou estacionário, vigilância durante o uso de veículos militares terrestres, aéreos e marítimos.
Para o segmento dos satélites de observação remota de alvos a Akaer apresenta em Paris sua lente 3UCAM, especialmente adequada para geração de imagens em alta resolução capazes de detectar a movimentação de contingentes como soldados e veículos blindados.
O Monocular Térmico Multiuso OLHAR
Além desse portifólio específico de competências, a empresa pode desenvolver tecnologias como cargas úteis ópticas, cabeças ópticas, processamento de sinal e controle de carga útil, concepção e projeto de missões espaciais completas, engenharia de sistemas espaciais, balanço de potência e massa, projeto e análise térmica, Análise de radiação, estudos de confiabilidade, disponibilidade, manutenibilidade e segurança e por fim bateria e unidade de controle e distribuição de potência para uso espacial.
Com 30 anos de história alcançados em 2022, a Akaer encontra-se em acelerado crescimento, com a assinatura de novos contratos, lançamento previsto de novos projetos e contratação em andamento de novos talentos.
Especializada no fornecimento de soluções tecnológicas em diferentes áreas de atuação, como o de Defesa e o Aeroespacial, a empresa possui sua principal sede em São José dos Campos (SP), e escritórios comerciais em 3 países.
Akaer estará no estande 8 do Pavilhão Brasil da Abimde.