A empresa brasileira Imbel pretende lançar o fuzil IA2 7.62 no mercado no segundo semestre de 2021 assim que todas as fases de homologação das armas forem concluídas, segundo fontes da empresa.
Recentemente, o Centro de Avaliação do Exército Brasileiro (Caex) realizou uma série de procedimentos necessários para concluir as avaliações e determinar os requisitos do fuzil.
Além disso, o 1º Esquadrão de Cavalaria de Pára-quedista realizou, no final de outubro, uma demonstração de tiro em que foram verificadas as qualidades da arma.
O IA2 é o primeiro rifle 100% brasileiro. O Exército Brasileiro está substituindo gradativamente o antigo calibre FAL M964 de 7,62 mm pelo novo Imbel IA2 de 5,56 mm (já aprovado) e pelo IA2 de 7,62 mm que atualmente está sendo testado e avaliado.
Esses fuzis devem ser usados principalmente em ambientes exigentes como a região Nordeste do Brasil, a Floresta Amazônica e as regiões de fronteira do Norte e Centro-Oeste, além de reforçar a equipe de militares profissionais como Brigada de Infantaria Paraquedista, Forças Especiais do Exército Tropas Brasileiras e de Reação Rápida prontas para uso.
No dia 25 de novembro, a Imbel realizou o evento Café Imbel na capital brasileira, no qual diversos adidos militares convidados e profissionais do setor puderam trocar informações sobre o portfólio de armas leves fabricadas pela empresa.
Entre as armas produzidas pela empresa, destaca-se o Fz Ass IA2 5,56, que acumula um elevado número de vendas para as Forças Armadas e de Segurança do Brasil. Segundo estimativas recentes, excluindo as vendas de 2020, em oito anos de mercado o IA2 atingiu a marca de 45.000 armas vendidas.