A Aselsan se lança no mercado latino-americano em busca de parcerias para a produção de novas tecnologias de defesa
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

A Aselsan se lança no mercado latino-americano em busca de parcerias para a produção de novas tecnologias de defesa

Em uma entrevista ao Infodefensa, o presidente e CEO da Aselsan, Ahmet Akyol, referiu-se ao Brasil como um mercado estratégico em seu projeto de expansão global
|

A empresa turca de Defesa Aselsan, uma das maiores na sua região de atuação original, está no Rio de Janeiro participando da 15ª Edição da LAAD Security and Defense trazendo uma proposta de aproximação com os países sul americanos atraves do estabelecimento de parcerias industriais regionais, de modo a alavancar o seu crescimento em novos mercados.

Com um escritório estabelecido no Chile, responsável por conduzir a modernização de veículos de combate Leopard 2A4 do Exército Chileno, a Aselsan trouxe para a LAAD 2025 um extenso portifólio de produtos e soluções completas de Defesa.

Aselsan CEO LAAD 2025 (2)
Ahmet Akyol, presidente e CEO da Aselsan. Assinatura: Roberto Caiafa

A companhia turca enxerga o continente sul-americano, particularmente o Brasil, como um mercado estratégico em sua expansão global, com foco em sistemas de orientação de precisão, soluções de segurança pública e programas de modernização com boa relação custo-benefício. 

Ao alavancar a bem estabelecida indústria de defesa do Brasil, a companhia tem como estrategia estabelecer parcerias de longo prazo que promovam a transferência de tecnologia, produção local e desenvolvimento conjunto.

A empresa tem experiência na modernização de plataformas terrestres, aéreas e navais, fornecendo soluções econômicas e de alto desempenho adaptadas às necessidades da região, contribuindo simultaneamente para o crescimento da indústria local. 

Segundo a Aselsan, suas propostas para o Brasil atendem os objetivos de modernização da defesa do Brasil, enfatizando sistemas de radar e de guerra eletrônica, soluções de comunicação seguras e atualizações de plataformas.

Para além do Brasil, a empresa turca busca expandir sua presença em toda a América Latina, com um escritório regional no Chile e colaborações que incluam tecnologias para eletrônica de defesa, vigilância e contra-UAV (drones não tripulados). 

Para conhecer um pouco mais sobre as propostas da empresa, Infodefensa entrevistou o CEO e presidente da Aselsan, o senhor Ahmet Akyol.

 

A Aselsan está completando 50 anos de fundação. O que esse marco significa para a empresa?

Estamos muito orgulhosos de atingirmos um marco importante para a nossa empresa, no último ano crescemos 18 pontos percentuais, exportamos US$ 500 milhões em produtos e serviços, e alcançamos mais de um bilhão de dólares em contratos internacionais. Esse é um dos mais rápidos crescimentos em uma Indústria de Defesa em qualquer parte do mundo. É nosso objetivo aumentarmos nossa presença globalmente, e contamos com uma força de trabalho jovem e extremamente dedicada, além de capacitada profissionalmente. Somos a maior empresa de eletrônica de defesa da Turquia, e temos trabalhado bastante no desenvolvimento de modernizações para plataformas aéreas, terrestres e navais. Dominamos a modernização de tanques, e como exemplo, cito o programa em andamento no Chile, a modernização do Leopard 2A4. Integramos sistemas avançados de controle de tiro, miras eletro-ópticas e sistemas de gestão do campo de batalha, melhorando significativamente a precisão dos alvos e a eficácia operacional. 

O que a Aselsan pode oferecer no setor de munições guiadas?

Temos mais de 500 produtos em nosso portifólio, e entre eles, as nossas munições guiadas, que você pode ver a imagem de uma delas atrás de mim, do tipo Gözde e LGK-82, que são kits de orientação laser de precisão para bombas da série MK.82, amplamente empregadas em todo o mundo. Também estamos focados em oferecer a nossa munição guiada TOLUN, capaz de perfurar 1 metro de concreto armado e com alcance de até 100 km. Esse sofisticado sistema de armas também possui um recurso de guiamento final através de um IIR Seeker Head combinado com um sistema de navegação GPS/INS, o que permite a esta arma atingir alvos em movimento. Considerado um "game changer", o Tolun pode ser lançado tanto de caças (como o F-16) quanto por drones não tripulados de ataque (UCAV). Até oito dessas armas podem transportadas por um caça, permitindo a eliminação segura de alvos de alto valor (HVA). Estamos desenvolvendfo uma nova versão dessa arma com um motor foguete, o que aumenta drasticamente seu envelope operacional. Também estamos focados na oferta do nosso sistema de guiamento preciso para munições de artilharia PGK, equipado com fuses programáveis para diversas modalidades de ataque, mais um sistema de correção de trajetória que transforma granadas de 155mm HE-M107 em armas guiadas.

Como as parcerias com as nações sul americanas seriam construídas pela Aselsan?

Estamos abertos para parcerias industriais com todos na América Latina, incluindo o Brasil, obviamente. Podemos estabelecer empresas conjuntas (joint ventures)  como já fizemos no Chile, um modelo de negócios sustentável. Estamos prontos para trabalhar juntos em sistema eletrônicos de Defesa de alta tecnologia, munições guiadas, mísseis guiados, veículos de superfície não tripulados, radares de busca e controle de tiro, sistemas de guerra eletrônica para navios, torpedos, decoys (despistadores eletrônicos), e sistemas de defesa de ponto do tipo CIWS e muito mais, pois também temos em nosso portifólio sistemas navais sofisticados, que são empregados pela Marinha da Turquia em suas fragatas da classe Istambul.

Conflitos como o da Ucrânia x Rússia impulsionaram o mercado de defesa global para um ritmo acelerado de P&D e produção mde diversos sistemas. Isso influenciou de algumja forma a Aselsan em sua expansão?

Nossa disponibilidade para investimentos e desenvolvimento de capacidades novas acompanha o que acontece no mercado mundial, e obviamente o conflito entre Rússia e Ucrânia tem sua parcela de contribuição nesses aportes que resultam em importantes sistemas de armas capazes de "mudar o jogo". Hoje, existe uma grande demanda por sistemas de Defesa, pois muitos países trabalham ativamente para aumentar suas capacidades nesse setor estratégico. Temos a vantagem competitiva de investirmos pesadamente nas capacidades citadas nos últimos vinte anos, e mesmo em 2025 continuamos a investir milhões de dólares para aumentarmos nossas habilidades, ofertando produtos que possam ser compartilhados com parceiros interessados em expandir sua indústria de Defesa.  Essa é a visão da Aselsan, e estamos convencidos que existem oportunidades únicas de crescimento no mercado sul-americano, em terra, mar e ar. Por isso estamos participando da LAAD 2025 apresentando todo o nosso portifólio de capacidades e tecnologias de ponta.

DSC 2183
O Steeldome é outro sistema de alta tecnologia oferecido pela Aselsan na LAAD 2025. Firma: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto