A IDV, empresa do Grupo Iveco, participa da LAAD 2025, maior feira de defesa e segurança da América Latina, realizada de 1º a 4 de abril no Rio de Janeiro. Com base fabril local em Sete Lagoas (MG), a IDV é referência na América Latina no desenvolvimento e fabricação de plataformas terrestres.
Na LAAD, a IDV destaca duas configurações do veículo blindado anfíbio 6x6 (Guarani), o LMV-BR (Guaicurus) e o Centauro II VBC Cav-MSR 8x8 da CIO (Consórcio Iveco – Oto Melara).
A forte presença da IDV na exposição demonstra o compromisso significativo e de longa data da empresa em reforçar continuamente a capacidade de defesa terrestre brasileira. A colaboração entre a IDV e o Exército Brasileiro tem uma longa história, que até agora viu o fornecimento de 700 unidades do veículo blindado anfíbio 6x6 Guarani, um carro-chefe do Exército Brasileiro.
Uma confirmação adicional da forte parceria, após a entrega inicial de 32 unidades do LMV-BR, foi a assinatura do contrato, em julho de 2024, para o fornecimento de 420 LMV-BR 2 (Light Multirole Vehicle) dentro de um prazo de 10 anos.
Outro marco importante inclui o Centauro II VBC Cav-MSR 8x8 desenvolvido pela CIO, o Consórcio entre IDV e Oto Melara, agora Leonardo, que foi escolhido pelo Exército Brasileiro dentro do processo de aquisição internacional para o fornecimento de 98 veículos.
Entre os produtos em exposição na LAAD está o Amy's LMV-BR 4X4 brasileiro (Guaicurus) , um veículo conhecido por sua versatilidade em diferentes terrenos, tornando-o ideal para missões especiais que exigem alta mobilidade e proteção nos teatros operacionais mais exigentes. O LMV é uma família de veículos altamente testada, conhecida por seu histórico significativo de implantação com as Forças Armadas em todo o mundo.
Outro destaque no estande da IDV é o veículo anfíbio Guarani 6X6 , já em serviço no Exército Brasileiro com mais de 700 unidades. A plataforma será exibida em suas configurações Posto de Comando e Conceito Antiaéreo.
A versão Posto de Comando foi projetada para garantir o comando e o controle de unidades de combate, aumentando a consciência situacional e integrando-se ao sistema de comando e controle (C2) do Exército. Equipado para uma tripulação de três soldados (motorista, comandante do veículo e artilheiro), o Guarani pode transportar até quatro oficiais de estado-maior.
Possui assentos rotativos para atividades de comando e uma tenda externa retrátil com sistemas elétricos e iluminação, acomodando até seis soldados. A plataforma é equipada com uma metralhadora 7,62x51 mm ou 12,7x99 mm (.50 BMG) e granadas de fumaça para autodefesa.
A configuração Antiaérea Guarani é mais uma versão da plataforma Guarani, projetada para fornecer defesa contra ameaças aéreas. O veículo de radar, em combinação com uma unidade de tiro, pode detectar, rastrear e neutralizar ameaças rapidamente, garantindo alta eficiência na proteção de tropas e territórios.
Desenvolvido pela CIO, o consórcio entre IDV e Oto Melara, agora Leonardo, o Centauro II VBC Cav-MSR 8x8 é uma plataforma blindada pesada, projetada para missões de reconhecimento e combate. Equipado com um canhão de 120 mm, o Centauro II oferece proteção balística e poder de fogo de alto nível. O VBC Cav - MSR 8X8 representa o topo do setor em termos de potência, observação, mobilidade, ergonomia, desempenho de tiro, comunicação e proteção da tripulação.
A IDV também exibe o Centro Móvel de Treinamento (CTM) LMV-BR na LAAD.
Totalmente desenvolvido no Brasil, este equipamento serve como uma plataforma instrucional para dar suporte ao treinamento de operadores de veículos durante as operações de campo e processos de manutenção. O CTM garante atividades de treinamento contínuas e imersivas, garantindo competência e segurança aos operadores de veículos Guaicurus.