O veículo blindado 4x4 Patriot II da Excalibur Army, desenvolvido sobre o exclusivo chassi Tatra, está realizando um Road Show especial pelos Estados brasileiros de São Paulo, Paraná e Santa Catarina (São Paulo capital, Curitiba e Florianópolis), demonstrando inovação, tecnologia, potência militar e o que há de mais avançado no setor para emprego por forças de segurança pública.
Na primeira semana após a LAAD 2025, realizada no Rio de Janeiro, o veículo foi enviado para o Estado de São Paulo, quando foi testado pelo Grupo Especial de Reação ou GER, da Polícia Civil paulista.
O ambiente escolhido foi o litoral paulista, com diversos testes acontecendo na Praia Grande, próximo a cidade de Santos.
Nessas atividades, foi demonstrado o sistema de selagem do compartimento da tripulação e do cofre do powertrain, além da proteção extra que o chassis Tatra adiciona ao conjunto, em qualquer terreno, inclusive na ocorrência de areia e água salgada.
Nesta semana, o Patriot II está sendo testado no Estado do Paraná pelo Comando de Missões Especiais das Forças de Segurança do Estado.
O primeiro contato aconteceu no Hangar Racing, um conjunto de pistas on e off road usado como instalações de testes/demonstração.
Na ocasião, as tropas de elite do Setor de Operações Especiais (SOE) da Polícia Penal do Paraná (PPPR) e o Batalhão de Missões Policiais Especiais da Polícia Militar do Estado do Paraná (BOPE PMPR) realizaram extensas avaliações do veículo em condições qualquer terreno, já que esse veículo poderá atuar em áreas rurais ou faixas de fronteira desprovidas de qualquer infraestrutura funcional.
Na próxima semana, o Patriot II segue para o Estado de Santa Catarina, onde á testado na cidade de Florianópolis por unidades policiais de elite do Estado.
Em Santa Catarina, as principais unidades policiais de elite são o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar, a Delegacia de Repressão a Roubos (DRR) e a Delegacia de Combate às Drogas (DECOD) da Polícia Civil.
O BOPE é uma unidade de operações especiais de alto risco que atua em apoio aos Batalhões de Polícia Militar (BPMs) regulares, e a DRR e DECOD são delegacias especiais responsáveis por combater crimes específicos, como roubos a bancos, carros forte, cargas rodoviárias e tráfico de drogas.