O Comando de Operações Terrestres (Coter) do Exército Brasileiro, por meio da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (IGPM), conduziu a Assessment for Mission Service (AMS), com a presença de Dmytro Oschepkov, da Selection Assistance and Assessment Team (SAAT) da Unpol (United Nations Police).
A atividade é obrigatória para quem deseja participar das missões de paz da ONU na categoria de Individual Police Officer (IPO) e missões políticas especiais.
A solenidade de abertura foi presidida pelo general Ricardo Piai Carmona, comandante militar do Planalto, com a participação de autoridades como o general Ricardo Luiz da Cunha Rabelo, inspetor-geral da IGPM, e representantes das Forças de Segurança Federais e Estaduais participantes. Firma: EB
Cerca de 200 militares do Exército, de diversas Organizações Militares (OM), participaram do planejamento e organização do evento, incluindo a estrutura de alojamentos e a logística das provas de idiomas, informática, direção e tiro, exigidas pela ONU.
O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (Ccopab) enviou instrutores para auxiliar na aplicação das provas.
A AMS reuniu 124 policiais de todo o Brasil, incluindo, pela primeira vez, policiais civis e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A AMS/SAAT avalia competências em cinco áreas: conhecimento das missões de paz, habilidades linguísticas, condução de veículos, manejo de armamento e informática. Firma: EB
Desses, 72 foram aprovados, sendo 22 mulheres e 50 homens, com 57 aprovados em inglês, 5 em francês e 10 em ambos os idiomas. A lista final inclui 48 PMs, 12 PRFs e 12 policiais civis.
Para aumentar as chances de aprovação, a IGPM incluiu policiais civis e PRFs no processo e realizou 4 etapas de pré-seleção de idiomas, avaliando 505 policiais em 51 Organizações Militares do Exército, selecionando os mais proficientes nos idiomas exigidos pela ONU.
A AMS/SAAT avalia competências em cinco áreas: conhecimento das missões de paz, habilidades linguísticas, condução de veículos, manejo de armamento e informática.
Com a aprovação, os policiais brasileiros entram no Banco de Talentos da UNPOL, tornando-se elegíveis para missões de paz da ONU, destacando o papel do policial brasileiro na segurança global.
Os testes de habilidades linguísticas são realizados por vídeo conferência e exigem um excelente preparo dos candidatos. Firma: EB