Dois helicópteros empregados pelas Forças de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, do tipo Bell Huey, operados pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) realizaram pousos de emergência após serem atingidos por tiros de fuzil disparados por narco-guerrilheiros, durante uma mega operação de combate policial na cidade do Rio de Janeiro.
O aparelho da Polícia Militar, de matrícula PR-COE, e o PR-FEC, da Polícia Civil, davam apoio aos policiais militares durante uma operação no Complexo de Israel, visando prender o chefe do tráfico da facção TCP, Álvaro Malaquias Santa Rosa, vulgo Peixão.
Durante o combate urbano de alta intensidade que a operação se tornou, tropas do BOPE foram movimentadas em terra e engajaram forças inimigas no asfalto, sendo necessário o fechamento da Avenida Brasil, lotada de veículos civis que ficaram presos no fogo cruzado.
Centenas de pessoas abandonaram seus carros, caminhões e ônibus e ficaram deitadas no chão, escondidas atrás de muretas de concreto que dividem as pistas da via, uma das mais movimentadas da cidade.
Os dois aparelhos UH-1H Huey davam apoio quando foram atingidos por disparos de fuzis e precisaram fazer pousos de emergência numa área militar da Marinha do Brasil, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA).
A experiência dos pilotos nesse tipo de combate resultou em manobras evasivas eficazes e pousos seguros, nenhum policial foi ferido.
Estes helicópteros Huey, apelidados no Brasil de Sapão, descendem do modelo original UH-1 Iroquois que fez história na Guerra do Vietnã, quando foram amplamente utilizados no conflito.
Além da blindagem padrão entregue pelo fabricante, estes helicópteros que a PMERJ e a PCERJ utilizam possuem blindagem adicional nível 3A em várias partes da fuselagem e também nas portas corrediças, visando proteger os militares que fornecem apoio de fogo aéreo.
Para executar essa missão, os atiradores ficam protegidos por uma blindagem modular que é montada com as portas abertas e travadas, conferindo uma boa linha de visada para a tropa embarcada.