Durante a LAAD 2025, realizada no Rio de Janeiro, a Airbus Helicopters e sua subsidiária brasileira Helibras exibiram no estande das empresas um helicóptero H-145 recentemente entregue ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais.
Esse modelo tem sido considerado para ser fabricado sob licença no Brasil, atendendo uma crescente demanda por biturbinas médios no mercado de aviação de segurança pública, resgate/socorro e nas forças militares de terra, mar e ar.
Dois helicópteros do modelo Helibras H145, configurados para realizar Serviços Médicos de Emergências (HEMS, na sigla em inglês) sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, entraram em serviço operando a partir da base do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em Itajubá, para missões do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Os dois aparelhos já começaram seus voos operativos após uma fase de formação intensiva em Itajubá para as tripulações operacionais, profissionais de saúde embarcados e pilotos envolvidos.
Os aparelhos são utilizados no atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar, no transporte de órgãos, no apoio à força estadual de saúde do Estado de Minas Gerais e no resgate de pessoas em situações de perigo, empregando um guincho que suporta o peso de duas pessoas simultaneamente.
Usando um acessório chamado Bambi Bucket, esses helicópteros também podem efetuar o combate a incêndios, se necessário.
“O helicóptero é uma ferramenta sensacional que permite que a equipe do SAMU, médicos e enfermeiros cheguem a áreas remotas. A aeronave permite que a ajuda vital seja prestada rapidamente: porque tempo é vida. Temos muito orgulho de poder contar com produtos de qualidade para oferecer um ótimo serviço aos cidadãos”, explicou a Tenente-Coronel Karla Lessa, comandante do Batalhão de Operações Aéreas (BOA).
O Serviço de Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) de Minas Gerais é o maior prestador de serviços aeromédicos do Sistema Único de Saúde. É coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar e pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais.
“O time Helibras está pronto para apoiar esses dois helicópteros, ferramentas usadas para salvar vidas em Minas Gerais. O H145 é uma aeronave bimotora de última geração, muito segura, que oferece a melhor assistência de serviços aeromédicos, além de ser o helicóptero mais silencioso da categoria. Agradecemos a confiança da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e desejamos às suas equipes muitos voos seguros”, disse Alberto Duek, presidente da Helibras.
O helicóptero apresenta um design moderno da cabine com uma interface homem-máquina atualizada, aviônica Helionix e rotor de cauda Fenestron, que oferece maior segurança.
A cabina espaçosa e desobstruída foi especificamente concebida para cumprir os requisitos estabelecidos pelas agências nacionais de regulamentação médica e transporte aeromédico e acomoda uma ou duas macas com rodas, mais conjuntos parciais ou completos de equipamento médico operado por entre três a cinco profissionais de saúde embarcados.
Com o seu baixo nível de ruído externo, o H145 permite operações de pouso e decolagem de helipontos de hospitais localizados em áreas urbanas.