LAAD 2025: SIATT encomenda motor turbojato turco KTJ-3200 para equipar o míssil antisuperfície MANSUP-ER
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Contratación (Portugués) >

LAAD 2025: SIATT encomenda motor turbojato turco KTJ-3200 para equipar o míssil antisuperfície MANSUP-ER

O contrato assinado entre a Kale Jet Engines e a brasileira SIATT significa a primeira exportação deste motor turbojato de projeto turco.
|

A Indústria de Defesa da Turquia alcançou marcos estratégicos importantes durante a LAAD 2025, realizada na última semana. Em um deles, a empresa Kale Jet Engines confirmou o contrato de exportação inaugural do motor turbojato KTJ-3200 para atender a demanda da companhia brasileira SIATT e seu míssil antisuperfície MANSUP-ER, previsto para voar pela primeira vez em meados de 2026, segundo apurou Infodefensa. 

O contrato assinado entre a Kale Jet Engines e a empresa brasileira SIATT significa a primeira exportação deste motor, um passo importante no fortalecimento da cooperação em defesa entre a companhia turca e o Brasil, além de atender as necessidades do cliente "launch customer", a Marinha dos Emirados Àrabes Unidos (UAE).

Missil motor turco 2
Executivos da SIATT e da Kale Jet Engines. Firma: Kale Jet Engines 

 

O CEO da SIATT, Rogério Salvador, afirmou em entrevista coletiva durante a LAAD 2025 que a indústria brasileira de turbinas não teria disponível e "pronto para uso" o motor pretendido pela empresa, e que os existentes seriam ou "grandes demais ou pequenos demais" para o projeto do MANSUP-ER, e que isto seria o motivo da escolha pela opção turca. Segundo Salvador, "a empresa decidiu usar inicialmente uma solução de propulsão COTS (Commercial off-the-shelf), e em paralelo, adotaremos uma solução que tanto poderá ser brasileira, se ocorrem os investimentos necessários para amadurecer projetos existentes, quanto em conjunto com os Emirados Árabes Unidos, depende do arranjo industrial a ser definido entre as partes".

Porém, fontes da indústria brasileira que atuam nesse setor, consultadas por Infodefensa, contradizem essa versão, afirmando que existe sim um motor brasileiro "ready to go" que atenderia ao projeto, o negócio não se concretizando devido a questões comerciais diversas e aquelas relacionadas ao IP (propriedade intelectual).

Mansup siatt edge
O motor turbojato KTJ-3200: solução COTS vai permitir primeiro voo do MANSUP-ER em 2026. Firma: SIATT

O motor turbojato turco é capaz de gerar 3200 N de empuxo com um consumo específico de combustível de 1,18 kg/h/daN, operando desde o nível do mar até uma altitude de 6.000 metros. Este motor pode atingir velocidades de até Mach 0,95 , o que o torna seguro para voar em diversas condições climáticas adversas. 

O KTJ-3200 é a motorização padrão dos mísseis SOM (míssil de cruzeiro ar-superfície) e ATMACA (míssil de cruzeiro anti-navio, de longo alcance, de ataque de precisão) desenvolvidos pela companhia Roketsan.

Motor turco
O motor turbojato KTJ-3200. Firma: Kale Jet Engines



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto