A empresa chéquia TATRA realizou, nos campos de provas da Excalibur Army (empresa parceira na produção e comercialização do 4x4), os testes finais de verificação das funcionalidades do veículo blindado Patriot II que será apresentado oficialmente ao mercado brasileiro na feira LAAD no Riocentro, Rio de Janeiro.
A TATRA, através de seus representantes no País, também está realizando contatos para organizar testes do blindado 4x4 Patriot II junto as Forças de Segurança pelo Brasil.
Segundo apurou Infodefensa, o 10º BAEP ou Décimo Batalhão de Ações Especiais de Polícia de Pirassununga, unidade de elite da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), e o Batalhão de Operações Especias da Polícia Militar do Paraná, baseado em Piraquara (Curitiba), são as duas forças de segurança estaduais que manifestaram interesse em testar o Patriot II, o que deverá acontecer após o encerramento da Feira de Defesa LAAD 2025, na primeira semana de abril.
Apresentado oficialmente em 2019, o TATRA 815-7 4x4 PATRIOT II (Medium-Class armored wheeled combat vehicle) foi projetado como um veículo de combate blindado com rodas de classe média com estação de armas controlada remotamente (RCWS) capaz de receber até canhões de 20 mm, e mais usualmente, metralhadoras de calibre 7,62mm, 12,7mm ou 14,5 mm, lançadores de granadas automáticos e sistemas de armas antitanque (ATGM).
O PATRIOT II pode ser produzido como um veículo tático multiuso em configurações adequadas para apoio de artilharia, reconhecimento militar geral, postos de comando e controle, guerra eletrônica ou transportadores de jammer RCIED, veículos CIMIC / PSYOPS, evacuação médica, porta-pontes, veículo EOD (remoção de artefatos explosivos/Esquadrão Anti-Bombas), ou para uso tático equipando Forças de Segurança, ou ainda, como um veículo de bombeiros/resgate altamente especializado, etc.
O design e os parâmetros técnicos atendem aos requisitos de todas as normas STANAG aplicáveis a este tipo de equipamento. Ao mesmo tempo, está em conformidade com os regulamentos de trânsito rodoviário válidos, portanto , pode ser operado em vias públicas para gerenciamento de emergências ou treinamento.
O veículo também é projetado para o transporte de superestruturas especiais e elementos de suporte, sem afetar suas capacidades funcionais e de condução ou a capacidade máxima de transporte de passageiros. A mobilidade e a facilidade na condução fornecem capacidade militar total em condições climáticas extremas e situações off-road, ou em ambas as situações ao mesmo tempo.
A carroceria (casco) blindada para a tripulação é baseada em uma solução comprovada chamada "Kitted Hull Concept" e foi projetada e testada para resistir a ameaças balísticas equivalentes ao Nível 2, 3 ou 4 (cinético; nível opcional) e ameaça de minas no Nível 2a/2b ou 3a/3b (nível opcional) de acordo com STANAG 4569.
Opcionalmente, o Patriot II pode receber proteção balística Nível 4, proteção contra minas Nível 3a/3b através de assentos antiminas suspensos com absorção de choque, e também pode ser incorporado um sistema de filtragem do ar e ventilação NBC, além de um sistema automático de extinção de incêndios para os compartimentos da cabine e do motor.
O Patriot II emprega um chassi 4x4 usando o exclusivo TATRA Concept – um tubo central de backbone e semi-eixos oscilantes, que apresenta excelentes capacidades de direção, principalmente mobilidade off-road, e capacidade de carga útil constante, independente do caráter das condições de operação (estradas pavimentadas – condições off-road).
O sistema de suspensão pneumática permite ao condutor aumentar a folga em 70 mm ou diminuir a altura máxima em 100 mm, mesmo em movimento.