​ Embraer Defesa e Segurança assina contrato com o Exército Brasileiro para uma unidade do radar SABER M200 Vigilante
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Contratación (Portugués) >

​ Embraer Defesa e Segurança assina contrato com o Exército Brasileiro para uma unidade do radar SABER M200 Vigilante

O processo também inclui a continuidade da avaliação técnica e operacional do equipamento e sua futura utilização nas unidades de artilharia antiaérea do EB
KC 390 Radar M200
|

Embraer, líder global na indústria aeroespacial, e o Exército Brasileiro, assinaram durante a Mostra BID, Feira Nacional de Defesa e Segurança, um contrato no valor de R$ 102 milhões, para a entrega de uma unidade do radar SABER M200 Vigilante já na configuração de série.

O processo prevê ainda a continuidade da avaliação técnica e operacional do equipamento e seu futuro emprego nas unidades de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro.

Apresentado oficialmente no dia 13 de dezembro de 2021, o sistema radar SABER M200 Vigilante deveria ser precedido posteriormente pelo mais capaz SABER M200 Multimissão

Acreditava-se que o seu primeiro exemplar funcional seria apresentado no primeiro semestre de 2023, mais especificamente, durante a LAAD 2023, o que não aconteceu. 

Em abril de 2025, na próxima edição da feira no Riocentro, acredita-se que a EDS apresente o SABER M200 Multimissão, com alcance de detecção na faixa de 400 a 500 km de alcance e maior capacidade para processar alvos, dentre outras novas funcionalidades típicas de um radar AESA.

O radar M200 Vigilante em solo. Nessa configuração, pode ser rapidamente colocado em um caminhão militar 6x6 usando meios próprios. Firma: EDS

M200 Vigilante

O equipamento utiliza tecnologia avançada e nacional de processamento de sinais para detectar e rastrear posições, trajetórias de aeronaves e classificar os alvos aéreos, o que garante maior autonomia da força terrestre em relação aos seus sistemas de defesa antiaérea. 

Além disso, possui gerador de energia integrado, o que facilita o seu transporte, seja por via terrestre ou aérea.

O Exército Brasileiro será o primeiro operador do radar visando a aplicação de defesa antiaérea de baixa e média altura. 

O emprego junto ao EB deverá servir de referência para explorar oportunidades de uso em benefício das demais Forças Armadas Brasileiras e mercados de exportação.

O general Furlan e Bosco Jr, Exército e Embraer. Firma: EDS

SABER M200 Multimissão

As respostas para o SABER M200 Multimissão (AESA) começaram a ser respondidas com o anúncio de um contrato, no valor de R$ 147 milhões, para a conclusão das novas tecnologias que serão utilizadas no radar SABER M200 Multimissão (através da Financiadora de Estudos e Projetos ou Finep).

O equipamento tático transportável, otimizado para defesa aérea de média altura, vigilância e alerta aéreo antecipado com a identificação amigo ou inimigo (IFF) e controle de tráfego aéreo militar, ampliará as capacidades operacionais com objetivo de garantir a prontidão para os futuros sistemas de defesa aérea a serem empregados em benefício das Forças Armadas brasileiras.

Assinatura do contrato viabiliza o M200 Multimissão, que emprega tecnologia AESA. Firma: EDS


“O apoio da Finep ao desenvolvimento do Radar M200 Multimissão representa a construção de um Sistema de Defesa Antiaérea de Média Altura, essencial para fortalecer a capacidade de dissuasão do país”, afirmou o presidente da Finep, Celso Pansera.

“A assinatura deste contrato reforça o compromisso da empresa no desenvolvimento de equipamentos e soluções com alto conteúdo tecnológico nacional”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Contar com o apoio da Finep para esse importante passo é fundamental para desenvolver e manter maior autonomia e soberania para uma tecnologia estratégica como essa”.

O radar SABER M200 Multimissão faz parte do Planejamento Estratégico do Exército Brasileiro e da Embraer e conta com o apoio do Governo Brasileiro para o desenvolvimento de tecnologias de radares AESA (do inglês, Active Electronically Scanned Array ou de varredura eletrônica ativa) genuinamente nacionais e independentes, para o seu emprego das Forças Armadas Brasileiras e também para a exportação.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto