C-390 Millennium para as Forças Armadas Suecas e mais nove caças Gripen para o Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Plataformas (Portugués) >

C-390 Millennium para as Forças Armadas Suecas e mais nove caças Gripen para o Brasil

Essa última carta de intenções define a vontade dos dois países de expandir sua cooperação na área aeroespacial
Capa kc390 gripen suecia brasil
|

Durante reunião de ministros da Defesa do Brasil e da Suécia, realizada na Base Aérea de Natal no último dia 9 de novembro, o sueco Pål Jonson assinou uma carta de intenções que inicia o processo de aquisição do C-390 como a nova aeronave de transporte militar para as Forças Armadas Suecas

Considerando a quantidade de aviões C-130 que serão substituídos (seis), é certo que a encomenda sueca não será menor que quatro aviões, com a possibilidade de mais exemplares futuramente.

Já o brasileiro Múcio Monteiro assinou com a SAAB, fabricante do caça Jas 39 Gripen , uma LoI que visa incrementar o contrato da aeronave de caça em 25%, aumentando o total de aeronaves contratadas de 36 para 45 unidades.

Isso tornará possível a Força Aérea Brasileira implementar o Gripen E em mais de uma base, com uma dotação ideal de aeronaves por esquadrão/unidade aérea.

Gripen caiafa cruzex 2024O F-39E Gripen armado com mísseis BVR MBDA Meteor e WVR ÍRIS-T. Firma: Roberto Caiafa

Essas negociações, que duraram meses, confirmam a necessidade sueca de reformar a sua envelhecida aviação de transporte e ratificam, definitivamente, as reputações do C-390 Millennium como "aeronave NATO/OTAN" no estado da arte e "substituto ideal" para os antigos C-130 Hércules.  

O atual avião de transporte militar das Forças Armadas da Suécia, o TP 84 Hercules, é antigo e apresenta problemas de acessibilidade. A aeronave está em serviço há mais de 50 anos e o processo de substituição do sistema já está em andamento há muito tempo.

- É muito gratificante que nos aproximemos agora de uma solução de longo prazo e o C-390 seja uma plataforma altamente qualificada e com grande potencial de desenvolvimento. Agora estamos totalmente focados em implementar esta capacidade absolutamente central o mais rápido possível, afirmou o comandante da Real Força Aérea da Suécia, Major General Jonas Wikman.

DSC 7492aO KC-390 Millennium em ação durante a Cruzex 2024. O sistema aéreo C-390 é uma aeronave de transporte tático de médio curso com capacidade para transportar 80 passageiros ou carga de 26 toneladas. Firma: Roberto Caiafa

Segundo o ministro da defesa sueco Pål Jonson "A Saab e a Embraer iniciaram recentemente a produção conjunta de aeronaves Jas 39 Gripen no Brasil. A cooperação aeroespacial é importante para ambos os países. A nova carta de intenções fornece uma base para aprofundarmos ainda mais essa cooperação”. Enquanto esteve no Brasil, o Sr. Jonson visitou o exercício aéreo operacional Cruzex 2024, que envolve a participação, pela primeira vez, da aeronave Jas 39 E Gripen.

Brasil e Suécia aprofundam cooperação aeroespacial

Suécia e Brasil já têm uma parceria estratégica em material de defesa. Esta última carta de intenções define o desejo dos dois países de expandir sua cooperação na área aeroespacial.

Em 2014, o Brasil assinou um contrato com a empresa sueca Saab para comprar 36 aeronaves Jas 39 Gripen, das quais oito já foram entregues ao Brasil.

DSC 7738aO Gulfstream com o ministro da Defesa da Suécia e o comandante da Fligvapnet chega a Base Aérea de Natal. Firma: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto