O Governo do Distrito Federal (Brasília), adquiriu para a sua Polícia Militar seis veículos blindados Roshel Senator, das versões Armored Personal Carrier ou APC e Mine-Resistant Ambush Protected ou MRAP, veículos de padrão militar utilizados em zonas de guerra como a Ucrânia.
Essa aquisição foi direcionada para a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) com o objetivo de reforçar as capacidades operativas de duas unidades especializadas da corporação.
Quatro veículos com proteção nível 3 da variante APC equiparão o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e 2 da variante MRAP com proteção nível 4 irão para o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).
Frente ao avanço da criminalidade organizada e à crescente sofisticação do armamento utilizado por diferentes facções, a medida representa uma resposta adequada no preparo tático e na proteção dos operadores de forças policiais especiais.
Esses blindados canadenses foram projetados para resistir a emboscadas com dispositivos explosivos improvisados e disparos de fuzis 5,56mm e 7,62mm.
Essa é mais uma compra (iniciada em meados de 2024) que comprova a tendência, o mercado de veículos blindados sobre rodas para as Forças de Segurança brasileiras está aquecido, demandando produto e licitando aquisições.
O Roshel Senator é um blindado de transporte capaz de atender com eficiência a uma ampla variedade de cenários, sendo utilizado principalmente para aplicações policiais e de patrulha de fronteira.
O veículo é equipado com aço balístico certificado MIL-spec e blindagem transparente com o mesmo tipo de certificação militar, ambos sendo capazes de suportar múltiplos impactos de armas de fogo.
Os blindados Roshel apresentam também piso resistente a explosões de minas e IEDs, portas com seteiras para armas, escotilhas de escape e aberturas no teto podem ser equipadas com um sistema de torre de armamento (mecânica ou elétrica), bem como preparações para receber equipamentos e modificações específicas para cada tipo de missão.
A blindagem do habitáculo da tropa embarcada/tripulantes e do compartimento do motor foi projetada para fornecer proteção balística CEN B7.
O blindado dispõe de sistema de detecção para gases explosivos e presença de radiação, e já vem equipado com guincho elétrico para serviço pesado certificado Mil-spec para até sete toneladas.
Os assentos são individuais anti-crash resistentes a explosivos do tipo IED, e o pacote de iluminação do veículo pode operar nos modos de emergência e para comboio.
Quanto à tecnologia embarcada, esses veículos possuem sistemas integrados de observação, vigilância e segurança, incluindo uma câmera de alta resolução com visão termal e farol infravermelho de longo alcance (invisível a olho nu), mais câmeras de segurança instaladas ao redor do perímetro do veículo (360 graus), juntamente com as câmeras bidirecionais.
Um avançado sistema de comunicação, padrão nestas versões, permite que todos os dados táticos coletados possam ser transmitidos através de rádios digitais criptografados para um centro de controle e comando, mantendo o quadro tático atualizado.