Dedicada ao fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID), a Laad 2025 contará com reuniões bilaterais, paineis e simpósio, com a participação de 400 expositores.
A feira acontece no Rio de Janeiro, de 1º a 4 de abril, com uma expectativa de receber 45 mil visitantes profissionais e cerca de 200 delegações de 40 países.
Ministério da Defesa, Marinha, Exército, e Aeronáutica do Brasil estarão presentes junto com órgãos vinculados como a Escola Superior de Guerra (ESG), a Escola Superior de Defesa (ESD) e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
A LAAD 2025 também será o ponto de encontro, debate e negócios para Forças Armadas estrangeiras, empresas nacionais e internacionais de tecnologias, equipamentos e serviços para Segurança Pública, Forças Policiais, Forças Especiais, Law Enforcement, Homeland Security e gestores de segurança.
A proposta do evento é fomentar negócios nos setores de engenharia aeronáutica e naval, equipamentos pessoais e táticos, munições e armamentos, ópticos e optrônicos, cyber defense, cyber security, dentre outras áreas.
Simultaneamente à LAAAD, ocorrerá o XI Simpósio Internacional de Logística Militar. Serão seis paineis, distribuídos nos dias 2 a 4 de abril.
Os debates abordarão os desafios enfrentados, as dificuldades de implantação, as melhorias das práticas gerenciais e as perspectivas de futuro para a logística militar, bem como os resultados alcançados e os esperados para o futuro, baseado nas experiências de diversos países.
Centauro II, a estrela italiana
A LAAD 2025 começa com uma grande estrela anunciada, o blindado 8x8 Centauro II, cujo contrato para aquisição de mais 96 exemplares, até o momento em que este artigo foi redigido, ainda não havia sido assinado entre o Exército Brasileiro e o Consórcio CIO/IDV.
Não há qualquer indicador de que essa assinatura venha a ser anunciada durante a feira.
Ocorre que esse protagonismo do Centauro II vai dividir atenções com outros três veículos blindados que chegam a feira buscando atender ao Programa Forças Blindadas do Exército Brasileiro.
O primeiro deles, já conhecido após uma apresentação no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), na sua versão Infantry Fight Vehicle, é o CV90, que agora chega ao Brasil na forma do protótipo CV-90 120mm Medium Main Batlle Tank.
Na mesma linha MMBT, a OTOKAR, da Turquia, traz ao Riocentro o seu TULPAR combinado com a torre HITFACT MKII, a mesma utilizada pelo Centauro II.
A reportagem de Infodefensa conheceu a versão IFV na Turquia, duas semanas antes da LAAD 2025, e agora a proposta turca atende tanto a futura licitação VBC Fuz quanto a VBC-CC.
Correndo por fora, aparece o MMBT Kaplan, da FNSS, combinado com a torre 3105 da John Cockerril, com um canhão de 105mm.
Essa torre já foi integrada a diversos chassis conhecidos no mercado, indo do SK-105 A2S modernizado, passando Leopard IA5 modernizado (proposta) e chegando no MMBT ASCOD LT-105, da Elbit Systems.
Para a versão IFV, o Kaplan é oferecido com a torre Cockerill 3030, de 30mm.
Um tanque “De Verdade”
Para se reequipar, em um cenário de baixa disponibilidade orçamentária, exércitos como o brasileiro podem optar por uma “família” de veículos baseados no mesmo chassis, standard e com componentes ITAR free e BAFTA free (livres de embargo/restrições), alcançando comunalidade, escalabilidade e custos controlados ao longo do ciclo de vida útil dos veículos, ao mesmo tempo que permite performance e níveis de proteção aceitáveis, com expansões possíveis.
Blindados 4x4
Em paralelo a chamada “Guerra dos MMBTS”, acontece um embate no setor de veículos blindados 4x4 voltados para emprego em missões policiais especiais/forças públicas de segurança, no mercado sul americano e brasileiro.
A Tatra, em parceria com a Excalibur, traz ao Riocentro o seu 4x4 Patriot II, a IAG apresenta o IAG Guardian Armored Personnel Carrier, a FNSS introduz o PARS 4x4, e a OTOKAR oferece o seu COBRA 2.
Fator Turquia
O fato de existirem propostas atraentes tanto em relação aos blindados de esteiras quanto sobre rodas coloca em destaque que a idústria de Defesa da Turquia atingiu uma maturidade e competividade que a posiciona entre as melhores do mundo, e a LAAD 2025 é o momento onde a estratégia de parcerias regionais defendida pelas empresas turcas ganham força na prática.
Prova disso é que a ASELSAN, outra importante empresa turca de defesa, também estará presente a LAAD 2025 com um nutrido portifólio de soluções e serviços, incluindo munições guiadas, pacotes de sensores para drones, ciberdefesas e sistemas de defesa antiaérea.
A Supremacia Drone
Considerados os carrascos dos veículos blindados e da infantaria, os drones tornaram-se protagonistas das guerras do século XXI. Fabricar e operar drones, em suas várias categorias, tornou-se indispensável.
A sexta maior fabricante de drones do mundo, a brasileira XMobots, chega a LAAD 2025 com um marco estratégico: o lançamento da Xmobots Defense, nova segmentação voltada ao mercado global de Defesa e Segurança.
Como parte dessa evolução, a companhia brasileira referência em Robótica apresenta no Riocentro um novo drone (UCAV - Unmanned combat aerial vehicle) militar, resultado de três anos de desenvolvimento, denominado Nauru 100D.
Com quase duas décadas de atuação no desenvolvimento de sistemas robóticos, principalmente drones, a Xmobots reforça sua presença global com a nova segmentação voltada ao setor militar.
Uma nova estrutura corporativa foi criada para dar suporte a essa estratégia, envolvendo desde a formação de equipes especializadas no segmento de Defesa à adoção de processos produtivos alinhados com os requisitos de qualidade exigidos pela área.
Diretoria de Fabricação do Exército
A Diretoria de Fabricação do Exército Brasileiro vai mostrar na LAAD 2025 alguns sucessos recentes, como a torre UT30BR2 integrada a viatura 6x6 Guarani, o protótipo 02 do Cascavel NG modernizado, e uma expectativa, a presença do Light Gun de 105mm.
A presença desse canhão de campanha auto rebocado poderia indicar que o acordo para sua fabricação sob licença, que está sendo negociado com a BAE Systems, seria anunciado ainda em 2025. Trata-se de um exemplar retrofitado em uma ação anterior da DF, mas os sinais são claros.
Edge Group
O Grupo Edge, dos Emirados Àrabes Unidos, vem com a SIATT trazendo muitas novidades, especialmente com relação a mais nova fábrica de mísseis da América do Sul, que a empresa deverá inaugurar no final de 2025, e novos modelos de sistemas de armas.
A Condor Não Letais fará a sua primeira LAAD após sua aquisição pelo Edge, apresentando sua forte penetração no mercado Latino Americano.
Também serão destaques drones, munições inteligentes, comunicações seguras para membros de governos e tecnologias de defesa cibernética.
Haverá muito mais produtos e serviços em exposição nesses quatro dias de atividades pelos pavilhões do Riocentro. Fique ligado na cobertura especial de Infodefensa e Infodefensa TV, com reportes diários.