Comitiva do United States Army Security AssistenceCommand (USASAC) visitou o Forte Ricardo Kirk, onde está localizado o Comando de Aviação do Exército Brasileiro, para prestar consultoria para o acolhimento das novas aeronaves UH-60M Black Hawk recentemente adquiridas após uma longa negociação que durou alguns anos.
Como “A Face do Exército dos Estados Unidos para o Mundo”, o Comando de Assistência à Segurança do Exército dos EUA apresenta um robusto portfólio de casos de vendas FMS somando bilhões de dólares em transações e toneladas de equipamentos e serviços entregues a aliados e parceiros a cada ano fiscal.
Esses 16 exemplares destinados a Aviação do Exército serão entregues a partir do final do primeiro semestre de 2025.
Pilotos e mecânicos brasileiros encontram-se nos Estados Unidos recebendo formação na nova aeronave, que possui piloto automático de quatro eixos, sistema de navegação dual Gps/inercial de precisão, cockpit totalmente digitalizado e preparado para uso de óculos de visão noturna, manutenção otimizada com auto teste e gerenciamento digital dos componentes.
O UH-60M já vem armado "de fábrica" com metralhadoras mini-gun elétricas de alta cadência de fogo, montadas lateralmente, o que permite ao helicóptero de manobra manter fogo constante enquanto realiza o pouso e/ou decolagem de uma LZ.
Com aviônicos digitais, potentes motores General Eletric (GE), estruturas de fuselagem de alta resistência e pás de rotor de corda larga compostas, o novo modelo tem melhor capacidade de sobrevivência e consciência situacional, podendo voar mais alto e transportar mais do que seus antecessores.
Firma: EB
O UH60M atinge 9.979 kg / 22.000 lbs. de peso bruto máximo transportando 12 tropas sentadas totalmente equipadas.
Pode ser empregado como guindaste aéreo de carga enganchada, adaptado para combater incêndios, acionado para evacuar feridos que precisam de atendimento médico urgente, e ainda receber asas removíveis adicionais que permitem o transporte e disparo de mísseis e outras armas inteligentes.
Para operadores de forças especiais do Exército Brasileiro é tido como o helicóptero perfeito para missões secretas, assim como para emprego missões de busca e resgate SAR/C-SAR.
O capitão Costa Mendes é um dos oficiais brasileiros que já estão nos Estados Unidos recebendo treinamento sobre o UH-60M e sobre a língua inglesa. Firma: EB