Durante a Feria Internacional del Aire y del Espacio 2024 (Fidae 2024) , Infodefensa.com foi recebido no chalé da MBDA para uma visita onde conversou longamente com o Sr. Patrick de La Revelière, VP de vendas Latin America e Canadá , com o objetivo de trazer novas informações sobre os produtos e capacidades oferecidos pela empresa pan-europeia dentro do Programa Estratégico do Exército Defesa Antiaérea, para a Força Terrestre, e no caso dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, dentro do Programa Pró Adsumus.
No caso do PEE Defesa Antiaérea, a MBDA oferece ao Brasil o seu sistema terra-ar Emads, que atenderia a todos os requerimentos colocados pelo EB e inclusive excederia alguns deles.
O Sr. Patrick de La Revelière, VP de vendas Latin America e Canadá. Firma: Roberto Caiafa
Segundo Patrick de La Revelière “O Sistema EMADS atende aos requerimentos brasileiros de forma abrangente, com considerável margem para acréscimos posteriores, à medida que novas ameaças surgirem. O EMADS é capaz de uma alta taxa de tiro contra vários alvos simultâneos, utiliza tecnologia de lançamento vertical suave para assinatura mínima de lançamento e alto desempenho, usa um míssil compacto permitindo que múltiplas armas caibam em espaços limitados, é compatível com qualquer sensor de vigilância para direcionamento (incluindo aí os radares da EMBRAER, por exemplo), utiliza um sistema de lançamento vertical permitindo cobertura de 360° em todos os quadrantes, independente do posicionamento dos veículos lançadores/baterias, e possibilita ao usuário operar por longos períodos com suporte logístico e manutenção mínimos necessários”, afirma.
Emads
O moderno Emads ou Enhanced Modular Air Defense Solutions é um sistema de defesa de área e ponto de implantação rápida para proteger ativos móveis e estáticos de alto valor.
Este sistema é compatível com todas as condições climáticas, fornecendo proteção contra o espectro de alvos aéreos convencionais e difíceis, incluindo mísseis e aeronaves capazes de seguimento de terreno de baixo nível e também ameaças de grande altitude.
A composição de uma bateria EMADS, com lançamento de 360º, na vertical. Firma: MBDA
O sistema utiliza a família de mísseis modulares antiaéreos comuns (CAMM), projetados para ambientes terrestres e marítimos, incorporando tecnologias avançadas para fornecer proteção completa contra todas as ameaças aéreas conhecidas e projetadas.
A comunalidade do EMADS com o sistema SEA CEPTOR a ser empregado nas fragatas classe Tamandaré traz mais escala para a produção brasileira, mitigação de custos e maior disponibilidade de partes, peças, componentes e serviços para essa família de mísseis de alta performance.
O CAMM foi desenvolvido para uso terrestre e marítimo e permite vantagens operacionais e reduz custos logísticos para o Ministério da Defesa do Reino Unido.
As mesmas vantagens se aplicam ao míssil CAMM-ER (Extended Range), no centro do programa italiano Evolved SPADA, o qual Infodefensa teve acesso durante recente visita a Itália (2023).
O EMADS também pode utilizar uma plataforma veicular 6x6, esta em primeiro plano está disparando mísseis MICA-VL. Firma: Roberto Caiafa
Radar Kronos GMHP
O Kronos Grand Mobile High Power, oferecido ao Brasil dentro da proposta da MBDA, é um radar multifuncional de banda C, projetado para vigilância e defesa aérea e marítima, e produzido pela italiana Leonardo.
É a mais recente evolução da família Kronos, capaz de entregar maior performance através da integração de TRMs (Transmit-Receive Modules) mais potentes.
A tecnologia Active Electronically Scanned Array (AESA) do sensor baseia-se na capacidade de fabricação de GaAs (arseneto de gálio) e GaN (nitreto de gálio) da Leonardo, com base em tecnologia patenteada.
O radar Kronos na versão terrestre do sistema. Firma: Leonardo
O composto é desenvolvido na própria fundição da empresa, um local de alta tecnologia especializado na produção de circuitos integrados monolíticos de micro-ondas (MMIC – Monolithic Microwave Integrated Circuits).
O sistema foi projetado para interoperabilidade com uma ampla gama de sistemas C2 de defesa aérea terrestre existentes e futuros e outras armas de defesa aérea para apoiar uma estrutura de defesa aérea integrada e em camadas.
A funcionalidade detalhada pode ser adaptada para atender à forma de trabalho preferida do cliente, proporcionando flexibilidade operacional excepcional.
Mistral 3 para o CFN – Pró Adsumus
O Corpo de Fuzileiro Navais da Marinha do Brasil já emprega as versões mais antigas do Mistral como o seu MANPADS durante operações de assalto anfíbio, através do Batalhão de Artilharia Antiaérea de Fuzileiros Navais, e como defesa de ponto reativa em alguns navios da Esquadra, caso por exemplo do G40 Bahia.
O Mistral 3 é um míssil versátil, multidomínio e multiplataforma, comprovado em combate e que oferece capacidade de proteção abrangente contra uma ampla gama de ameaças, com uma taxa de sucesso superior a 96%.
O novo posto de tiro do Mistral 3: mais leve e portátil, ágil e mais capaz. Firma: Roberto Caiafa
Trata-se da última versão de uma longa história de sucesso que começou no início dos anos 90, um MANPADS perfeitamente adaptado às ameaças atuais e futuras.
O Mistral 3 é um míssil do tipo "dispare e esqueça" que, ao contrário dos sistemas de feixe laser, não depende das habilidades do operador para contornar manobras evasivas do alvo e, portanto, não necessita de treinamento intensivo e permanente, seja qual for o artilheiro e a plataforma lançadora (terra, mar e ar). É uma arma do tipo “Lançar e Esquecer”, ou "Fire and Forget".
Seu desempenho assegurado inclui uma alta manobrabilidade, sendo capaz de puxar curvas de até 30g´s, apresenta um alcance de interceptação de até 8 km, em condições ideias, e performa em alta velocidade supersônica, o que significa um curto tempo de voo até a interceptação e abate do alvo.
O míssil Mistra 3 é totalmente Fire and Forget e não depende do guiamento do artilheiro na fase final de interceptação do alvo. Firma: Roberto Caiafa