M-113BR armado com a SARC Remax4 da Ares realiza testes de engenharia no CAEx
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Sistemas (Portugués) >

M-113BR armado com a SARC Remax4 da Ares realiza testes de engenharia no CAEx

Esse trabalho foi realizado para atender às exigências da Diretoria de Manufatura e do Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro
M113 REMAX4
|

O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) protagonizou, entre os dias 04 a 08 de novembro, uma série de testes de engenharia envolvendo um "demonstrador de tecnologia" do conceito M-113 BR equipado com a estação remota de armamento REMAX4, fabricada no Brasil pela Ares Aeroespacial e Defesa.

Esse trabalho foi realizado para atender aos requerimentos dos "clientes" Diretoria de Fabricação e Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro.

Snapshot 19Detalhe dos sensores optrônicos da REMAX4. Firma: EB

A Ares desenvolveu, no início de 2024, uma proposta de integração do sistema de armas remotamente controlado (SARC) REMAX 4 e itens acessórios na viatura blindada de transporte de pessoal (VBTP) M113 BR como um “demonstrador de tecnologia”.

Esta viatura sob lagartas recebeu uma estação remota, um sistema de optrônicos para o motorista, um pack de bateria extra com dispositivo que monitora a carga, um rádio para transmitir/printar a tela do atirador e um computador tático, prevendo a integração desses recursos com o sistema BMS PROTEUS.

Snapshot 21REMAX4 montada no M-113 BR. Firma: EB

Assim equipado, o M-113 BR oferece um maior nível de proteção aos seus tripulantes e tropa embarcada, na medida em que expande a consciência situacional do motorista e do comandante do carro tanto de dia quanto a noite, e em vários quilômetros. 

No quesito poder de fogo, o consumo de munição diminui, enquanto a taxa de acertos nos alvos aumenta.

Uma modificação simples e bem projetada

O posto do atirador, posicionado próximo a arma no teto do M-113 BR, utiliza um painel de controle rebatível que incluiu o manete de tiro, a tela dos sensores optrônicos e demais comandos. 

Basta armar o painel na posição de uso e energizar o sistema para começar a operar.

No posto do motorista, uma tela tática montada a esquerda permite ao condutor guiar o M-113 BR a noite com total segurança, e também ajuda a detectar emissões de calor que possam ser alvos.

Snapshot 25A tela da camera termal do motorista é do tipo touch screen com zoom e outros recursos. Firma: EB

No posto do atirador existem comandos para comunicações seguras, além daquelas relacionadas com a operação da estação remota, seu armamento e granadas fumígenas de auto proteção.

Esse projeto já inclui provisões para a integração do RDS-Defesa, rádio definido por software sendo desenvolvido pelo Ministério da Defesa brasileiro.

Considerado um programa "stop gap" intermediário, a conversão dos M-113 BR para uso da REMAX4 permitiria ao Exército Brasileiro aumentar a eficácia em combate dos seus veículos blindados para transporte de tropas de esteiras mais numerosos, enquanto não se chega a uma decisão sobre a escolha de uma inédita Viatura Blindada de Combate de Fuzileiros ou VBC FUZ.

Snapshot 27Posto do atirador M-113 BR REMAX4. Observar a simplicidade da instalação. Firma: EB



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto