Durante o dia 5 de novembro de 2024, a Diretoria de Fabricação, organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia, realizou um Workshop cujo tema foi “Prospecção de Parcerias para a Produção de Obuseiros no Sistema de Fabricação do Exército Brasileiro”.
O evento foi realizado no auditório do Comando Militar do Sudeste, contando com a participação do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, general de exército Achiles Furlan Neto, do Gen Ex R/1 James Sinclair Mayer, do general de exército R/1 Francisco Carlos Modesto, do general Tales Vilella, da Diretoria de Fabricação, e demais autoridades e representantes de empresas nacionais e da Base Industrial de Defesa.
Parcerias para a produção no Brasil de obuseiros AR de 105mm. Firma: EB
Dentro do tema do Workshop, buscou-se realizar a prospecção, no âmbito nacional, de empresas que sejam potenciais parceiras para participarem do processo de fabricação de componentes dos obuseiros.
Ainda foram discutidas alternativas reais para a produção nacional de obuseiros e divulgados os desafios e expectativas para a obtenção dos insumos necessários à fabricação de um obuseiro genuinamente nacional, bem como foi informada a vantajosidade de economia proporcionada pela produção nacional.
Nacionalização de componentes chave para a produção local de obuseiros AR de 105mm. Firma: EB
O que o Exército Brasileiro deseja obter é um "pacote técnico" que inclua os desenhos da arma pretendida, questões relativas a processos e materiais necessários a fabricação, técnicas de manufatura (atualizadas) e a questão envolvendo a produção de variantes da munição de 105mm pela Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), que é uma empresa estatal ligada ao Exército.
Essa proposta está sendo construída e vai ser avaliada pelo Estado Maior da Força Terrestre, incluindo propostas de diversos fabricantes que estão no mercado.
Dentre os mais conhecidos obuseiros AR 105mm que podem atender a um futuro Request for Information ou RFI estão o Buran, fabricado na Turquia pela MAKİNE ve KİMYA ENDÜSTRİSİ A.Ş., o sul-coreano KH-178 da Hyundai WIA, o francês Nexter Systems 105 LG towed artillery canon, e o já bastante conhecido no Brasil, Light Gun de 105mm da BAE Systems.
A produção de obuseiros auto-rebocados no Brasil atende aos Programas Estratégicos do Exército. Firma: EB