A empresa brasileira estratégica de defesa IAS e a estatal colombiana Corporación de la Industria Aeronáutica Colombiana ou CIAC firmaram acordo de cooperação técnica e estreitamento de relações comerciais entre as partes na operação de MRO (manutenção, reparo e operação) da Rolls Royce, importante provedora de serviços e capacidades para as Forças Armadas brasileiras.
O SAAB Gripen E nas cores da Colômbia. Foto: Erich Saumeth
A estatal colombiana Corporación de la Industria Aeronáutica Colombiana ou CIAC é uma grande empresa de MRO que atende as Forças de Defesa colombianas, as Forças de Segurança de todo o País e o mercado civil local, cumprindo um amplo leque de serviços e competências.Exatamente o mesmo perfil da IAS, mas com uma diferença importante: a CIAC é uma empresa estatal, e a IAS é uma empresa privada.
No 1º dia de evento, lideranças das duas empresas assinaram um acordo de cooperação técnica em MRO e fortalecimento de relações comerciais entre as partes. Pela CIAC participou da cerimônia o seu sub-gerente, coronel Juan Diego Paez, e pela IAS participaram o dirtor de desenvolvimento de novos negócios da empresa, Elizeu Alcântara, o consultor para a América Latina, Francisco Zubiaur, e Alejandro Prieto, coordenador da IAS na Colombia.
Eliseu Alcântara, da IAS, e o cel. Juan Diego Páez, da CIAC. Foto: IAS
O Brasil na F-Air 2023
O Brasil foi o convidado de honra da XI edição da Feira Internacional Aeronáutica e Espacial-F-Air Colômbia 2023. Organizado pela Unidade Administrativa Especial de Aeronáutica Civil e pela Força Aérea Colombiana, o objetivo do evento é promover o desenvolvimento da indústria do setor e criar um espaço de diálogo entre provedores e representantes da aviação civil, de defesa, empresas públicas e privadas.
A participação do Brasil foi viabilizada pelo Ministério das Relações Exteriores, pelo Ministério da Defesa e pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde). O diretor de projetos da Abimde, Coronel Antonio Ribeiro esteve à frente da organização e foi o responsável pelo projeto do estande, que reuniu oito empresas associadas: Advanced Technologies, Omnisys, Iacit, Edasim, Avionics, Akaer, Alltec e Viavi.
O Embraer KC-390 Millennium ficou aberto a visitação durante o evento. Foto: IAS
O Pavilhão Brasil também contou com a presença da Embraer, em estande próprio e contando também com a exposição estática do KC-390 Millennium. O espaço brasileiro alcançou 208 m². Além dos módulos de exposição das oito associadas e do espaço da Embraer, a área recebeu uma sala de reuniões, onde foram realizadas as diversas rodadas de negócio agendadas, e um telão em LED com sonorização para apresentação dos produtos das empresas. “A ideia foi apresentar nossas capacidades no setor aeroespacial e buscar oportunidades de negócios”, destacou Ribeiro.
Comitiva da Força Aérea do México durante rodada de negócios com a IAS na F-AIR 2023. Foto: IAS