O Embraer KC-390 Millennium prefixo PT-ZNG decolou de Le Bourget (Paris Air Show 2023, onde foi apresentado) com destino a Atenas, na Grécia, onde pousou no sábado, 25 de junho, no Aeroporto Internacional da capital grega para os militares gregos irão avaliá-lo durante vários voos terrestres e marítimos, dando assim continuidade à campanha de promoção do avião junto dos membros europeus da NATO.
A aeronave realizou os voos de demonstração a partir da Base Aérea de Elefsina (112 Combat Wing), localizada 18 km a noroeste do centro de Atenas.
Observadores puderam acompanhar os demo flight usando diferentes APP de monitoramento. Reprodução Twitter
A Força Aérea Grega iniciou um processo para escolha de uma nova aeronave de transporte tático, e foi a vez do KC-390 Millennium ser avaliado pelos principais interessados nessa compra, os usuários finais do avião.
O 356º Esquadrão de Transporte Tático Hercules (356MTM), que completou 70 anos de sua criação em 16 de junho de 2023, está baseado em Elefsina e emprega antigos quadrimotores C-130 Hercules das versões B e H, que necessitam urgentemente de substituição.
Um dos antigos Hercules da Força Aérea Grega, com pintura comemorativa dos 70 anos do 356MTM. Foto: HA
São aeronaves que estão em serviço desde 1975, e no caso dos exemplares da versão Bravo, ainda utilizam aviônica analógica e motores mais antigos do tipo Allison T-56-A7, com hélices de menor eficiência motriz, dentre outras limitações que os modernos KC-390 não possuem por utilizarem motores turbofan IAE V2531-E5 que geram um empuxo de 31,330lb (139.36kN).
O apelo do KC-390 Millennium é aposentar mais e mais exemplares do C-130 em favor de uma aeronave mais moderna, mais capaz, mais rápida e amplamente superior a qualquer versão de transporte do modelo da Lockheed Martin.
O KC-390 PT-ZNG exposto no Paris Air Show e depois sendo testado na Grécia durante o fim de semana. Fotomontagem: Infodefensa.com