A Empresa Estatal Brasileira da Indústria de Material de Guerra do Brasil (Imbel) entregou simbolicamente o Sistema Genesis ao Exército Brasileiro, durante as comemorações do Dia da Artilharia realizadas pelo Comando de Artilharia do Exército em Formosa (GO).
O display tático de comando e controle MCV-2000 é produzido no Brasil pela Occelot e integra o Sistema Gênesis. Foto: Imbel
Os eventos incluíram uma demonstração de tiro ao vivo com o Sisdac, que contou com o apoio do 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsada - Regimento de Malhos, sediado em Santa Maria (RS), que acionou dois obuseiros de corrente M109A5+BR, três veículos blindados M113 VBTP e um veículo do Posto de Comando M577 A2.
A demonstração recebeu a denominação Operação Paranhos, em homenagem ao idealizador e um dos principais responsáveis pelo sucesso do Projeto Gênesis, o Cel QEM Claudio Nossar Paranhos Junior, falecido em janeiro de 2021 e que por quase vinte anos serviu na Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (FMCE) da Imbel, assumindo a sua chefia no período de 2011 a 2016.
O comandante da Artilharia do EB, general Paixão, ladeado pela equipe da IMBEL responsável pela entrega do Sistema Gênesis. Foto: Imbel
O desenvolvimento do Sistema Gênesis contou com a efetiva participação da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, do Curso de Artilharia da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), do 3°GAC Ap e do 5º GAC Ap, os dois últimos sediados em Santa Maria (RS) e Curitiba (PR), respectivamente, cujas sugestões técnicas e operacionais resultantes do emprego dos equipamentos em seus exercícios e simulações permitiram incorporar importantes aperfeiçoamentos ao sistema.
A cerimônia da entrega simbólica do Sisdac pela Imbel ao Exército Brasileiro é um marco na evolução doutrinária da Artilharia (a “arma dos fogos largos, densos e profundos”), servindo para reforçar a importância da Imbel para a autonomia estratégica das Forças Armadas do Brasil, uma Empresa inteiramente nacional que disponibiliza produtos de qualidade com alto valor tecnológico agregado, fomenta a Base Industrial de Defesa e gera empregos diretos e indiretos.
O terminal portátil do Observador Avançado, fabricado pela Panasonic, permite transmitir dados sobre posições inimigas a central de tiro, tudo protegido com criptografia robusta. Foto: Imbel
Sistema Gênesis GEN-3004
O Sistema Gênesis é um sistema computadorizado de direção e coordenação de tiro nível Brigada, que objetiva substituir os métodos tradicionais, de forma a atender às necessidades de Apoio de Fogo das Armas de Infantaria, Cavalaria e Artilharia. Dotado de equipamentos apropriados para o emprego em campanha, o sistema possibilita maior precisão e um expressivo ganho de velocidade no processamento das missões de tiro, permitindo que o comandante intervenha no combate pelo fogo no momento oportuno e com munições e volumes adequados.
O sistema torna o apoio de fogo contínuo e preciso, realizando a centralização de todas as unidades de tiro que estão sob seu controle operacional. Além disso, é flexível e modular, permitindo a redistribuição de seus módulos em função das necessidades táticas.
O Sistema Gênesis também é uma valiosa ferramenta de adestramento e instrução, seja no terreno ou em sala de aula, inteiramente em português e contando com interfaces intuitivas.
Organograma funcional do Sistema Gênesis (Sisdac). Arte: Imbel