Exército Brasileiro encerra avaliação operacional do Centauro 2 com tiro real no Polígono de Saicã
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Exército Brasileiro encerra avaliação operacional do Centauro 2 com tiro real no Polígono de Saicã

O nível de satisfação do pessoal com o desempenho do equipamento é extremamente elevado
|

O Exército Brasileiro encerrou a Avaliação Operacional da VBC CAV 8x8 Centauro 2 com a realização do tiro real no Estande de Saicã, no Rio Grande do Sul. 

Militares do Centro de Instrução de Blindados e diversas outras organizações militares relacionadas, trabalharam juntos para extrair o máximo de dados e performances dos blindados, bastante exigidos. 

A dupla tem respondido muito bem ao "castigo" ao qual tem sido submetidos.

WhatsApp Image 2025 01 17 at 00.14.35 (2)A munição HEAT 120mm prestes a atingir o chassi sem motor de um blindado sobre rodas 6x6 Urutu. Firma: EB

Com o fim da avaliação operacional, é chegada a hora do EB declarar a aceitação do Centauro 2 e decidir pela sua adoção, oficializando o contrato para mais 96 exemplares a serem entregues em lotes sucessivos pelos próximos anos.

Em Saicã

No vídeo divulgado pelo EB, os dois 8x8 engajam uma série de alvos com o canhão de 120mm, incluindo um chassis de blindado Urutu 6x6 desativado, vaporizado por uma carga HEAT, ou alvos móveis pop-up do estande Saicã. 

Esses disparos foram efetuados tanto com o veículo parado quanto em movimento, em diferentes alcances e situações de posicionamento e giro da torre em relação ao chassi. 

Também foram realizados disparos com o sistema de estabilização da arma princioal de 120mm desligado, para verificar a degradação de performance, e com o sistema de back-up empregando lunetas ópticas, para comprovar a persistência em combate do carro durante uma emergência. 

Impacto1A energia da carga HEAT atinge o chassi do Urutu, destruindo-o completamente. Firma: EB

A dupla de Centauro 2 está sendo tripulada por militares recém formados no veículo, através de cursos ministrados pelo Centro de Instrução de Blindados e outras organizações militares envolvidas com logística e manutenção. 

Esses cursos demandaram em média oito semanas para serem concluídos. 

No geral, o nível de satisfação do pessoal com o desempenho do material é altíssimo, seja pela performance das munições de 120mm, inéditas no Brasil, seja pela mobilidade, velocidade, conectividade e alcance de travessia entregues pelo Centauro 2.

Trata-se de um salto quântico em termos de poder de fogo, para as Brigadas Mecanizadas Blindadas* do Exército Brasileiro.

*As Brigadas Mecanizadas Blindadas do Exército Brasileiro são tropas que usam veículos blindados para missões de reconhecimento, segurança de flancos, ação retardadora e ofensivas.

Impacto2O que resta do 6x6 Urutu irrompe em chamas. Firma: EB



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto