O Ministério da Defesa do Brasil, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), participou ativamente na 5ª edição da Feira Aeroespacial México 2023 (Famex), na Base Aérea Militar nº 1 de Santa Lucía, no México. O evento, encerrado no último sábado (29), representou oportunidades de negócios, parcerias e acordos de cooperação para o desenvolvimento dos setores de defesa de ambos os Países.
Diversas reuniões entre representantes brasileiros e mexicanos ajudaram a alinhar negócios e parcerias no setor de Defesa. Foto: MD
O México já opera há muitos anos os jatos Embraer EMB 145 AEW&C de alerta aéreo antecipado, comando e controle, sendo um potencial comprador do cargueiroKC-390 Millennium. O País também está entre os 30 maiores importadores de produtos de defesa produzidos no Brasil.
De acordo com o Secretário de Produtos de Defesa, Rui Chagas Mesquita, a ampliação da BIDS promove geração de empregos e renda. “Nosso foco durante a Famex foi estimular o estabelecimento de acordos entre o Brasil e demais países sul-americanos, ampliando a participação da indústria de defesa brasileira na região. O incremento nas exportações de produtos de defesa alavanca nosso parque industrial, com impactos positivos sociais e econômicos para o País por meio da geração de empregos e renda; de avanços nas áreas de ciência, tecnologia e tnovação, e do desenvolvimento de produtos de uso dual, civil e militar”, ressaltou.
A Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) do Brasil contribui de forma importante para a autonomia tecnológica e produtiva do País e emprega 2,9 milhões de pessoas, sendo 1,6 milhão de vagas diretas e 1,3 milhão de vagas indiretas. Em termos de economia brasileira na atualidade, a BIDS representa cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB).
Famex 2023
A Feira, organizada pela Secretaria de Defesa Nacional (Sedena) do México, realizou a sua 4ª edição. Ao longo do evento, os visitantes participaram de congressos e fóruns, assistiram a voos de demonstração e puderam conferir as exposições estáticas de equipamentos e tecnologias voltadas para o setor. Em sua quinta edição, já reuniu mais de 54.000 visitantes especializados; Participaram 700 empresas de cerca de 50 países, incluindo Estados Unidos, França, Alemanha, Coréia, Canadá e China; e gerou mais de 6.000 reuniões de negócios.
O comandante da FAM, general José Gerardo Vega Rivera, durante visita ao estande da Embraer, foi acompanhado pelo Secretário de Produtos de Defesa brasileiro, Rui Chagas Mesquita. Foto: MD