O Submarino de Propulsão Nuclear Brasileiro é um desenvolvimento totalmente nacional, envolvendo assim muitos segredos militares construídos ao longos de anos de pesquisas lideradas pela Marinha do Brasil com o seu Programa Nuclear.
Dentre as detentoras desses segredos está a Nuclebrás Equipamentos Pesados ou Nuclep, uma empresa de caldeiraria pesada e certamente a única companhia no Brasil capaz de construir um submarino nuclear.
O casco do submarino de propulsão nuclear e diversos outros equipamentos especiais, tais como o vaso do reator e os trocadores de calor, por exemplo, são desenvolvimentos nacionais liderados pela Nuclep.
O vaso do reator nuclear do LABGENE. Foto: Nuclep
Atualmente, a companhia já atua em parte das obras do Laboratório de Geração de Energia NucleoElétrica (LABGENE), que na prática é protótipo em tamanho real do submarino nuclear, porém baseado em terra, nas instalações da Marinha do Brasil em ARAMAR.
Na atualidade, a Nuclep está finalizando a construção do Bloco 40, seção onde ficará o reator do LABGENE.
Essa seção deverá ser entregue até o dia 29 de abril de 2023.
A Nuclep está finalizando a construção do Bloco 40, seção onde ficará o reator do LABGENE . Imagem: Nuclep
Em fevereiro, diversas peças deverão chegar a Iperó, no interior de São Paulo (ARAMAR) para dar início as atividades de montagem.
A empresa também está preparando-se para iniciar a construção da Seção de Qualificação do submarino, necessária para qualificar o pessoal técnico que atua em soldagem dos vasos de pressão especiais e diversos outros serviços de alta tecnologia, antes de iniciar a construção do casco em si.
O contrato de construção deverá ser firmado no mês de fevereiro com a Itaguaí Construções Navais (ICN)
O SN-BR "Álvaro Alberto" vai lentamente tomando forma. Imagem: Marinha do Brasil