Blindados Guardião da PMESP em ação
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Seguridad (Portugués) >

Blindados Guardião da PMESP em ação

14037770 10210333458443068 2144787861 o
|

No último sábado, 13 de agosto, em partida válida pelos Jogos Olímpicos Rio 2016, o time masculino de futebol do Brasil venceu a Colômbia por 2x0 em uma acirrada disputa dentro de campo.

Fora dele, um massivo esquema foi montado para prover a segurança da Arena Corinthians, estádio localizado na cidade de São Paulo e uma das sedes do futebol olímpico.

O `2º Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar´ do Estado de São Paulo, unidade de elite daquela corporação, possui duas companhias operacionais cujas principais atribuições são o policiamento interno das arenas de eventos artísticos, religiosos, culturais e desportivos, a execução de ações de controle de distúrbios civis, (sociais, políticos, econômicos, de calamidade pública ou de omissão ou falência de autoridade constituída), e o policiamento motorizado.

Infodefensa acompanhou o deslocamento de viaturas daquela unidade até a Arena Corinthians, com especial destaque para o blindado 4x4 Plasan Guarder (Guardião), um projeto especificado por policiais do Choque e engenheiros da PMESP.

O Governo do Estado de São Paulo investiu cerca de R$ 30 milhões (9,4 milhões de dólares) para adquirir uma frota de seis exemplares.

Os veículos têm equipamento de GPS, com mapas, rotas e referências, e contam com sistema de transmissão de imagens captadas por um sistema de quatro câmeras (infravermelho, CCD a cores, imageador termal e super zoom) e podem circular em condições de baixa luminosidade em áreas urbanas.

Em caso de conflito, é possível responder ao fogo adverso de dentro do carro, através de seteiras estrategicamente posicionadas.

A blindagem dos veículos é homologada nível 4, capaz de resistir a disparos de munição calibre 7,62mm.

Cada blindado tem 1,8 metro de altura e capacidade para transportar um pelotão de 24 homens completamente equipados.

Os pneus, mesmo furados, podem rodar até 160 km antes de se deteriorarem por completo.

Também existem extintores automáticos para apagar as chamas de coquetéis molotov.

Na Arena Corinthians, segundo militares ouvidos por Infodefensa.com, o Guardião, além de cumprir as missões regulamentares previstas descritas nesse artigo, tem uma vital importância como instrumento dissuasório das Forças de Segurança contra possíveis atentados terroristas durante a realização de grandes eventos ou disputas esportivas.

Em último caso, se necessário, os Guardiões podem se converterem em aríetes, usando sua potência, massa e blindagem para abalroar veículos pesados como caminhões.

Após o recente atentado em Nice (França), quando um caminhão de entregas dirigido por um terrorista matou dezenas de pessoas em uma avenida daquela cidade, essa possibilidade não soa como algo exagerado, muito pelo contrário.

Veja vídeo sobre os blindados aqui.

Imagens: Roberto Caiafa / Infodefensa.com



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto