Helicópteros, Aviões e Drones: plataformas que salvam vidas e protegem pessoas no Brasil (Parte I)
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Seguridad (Portugués) >
Competições

Helicópteros, Aviões e Drones: plataformas que salvam vidas e protegem pessoas no Brasil (Parte I)

Foz do Iguaçú recebeu mais de 700 profissionais de todo o Brasil e 51 organizações de aviação de segurança pública, representando 24 estados da Federação
|

A região da Tríplice Fronteira entre o Brasil, Argentina e Paraguai recebeu, durante três dias (28 a 30 de agosto), o Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil 2024, na cidade de Foz do Iguaçu (Paraná). 

Usando as instalações do Mabu Thermas Resort e do 14º Batalhão de Polícia Militar, da Polícia Militar do Paraná, a unidade anfitriã, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), recebeu mais de 700 profissionais vindos de todo o Brasil, oriundos de cinquenta e uma organizações aviação de segurança pública representando 24 Estados da Federação.

Foz do Iguaçú recebeu integrantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), da Força Aérea Brasileira (FAB), da Marinha do Brasil (MB), além de observadores/palestrantes internacionais da Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Eslovênia e Israel.

Na área destinada a exposição, 30 empresas patrocinadoras apresentaram produtos, serviços e tecnologias no Estado da Arte para 71 gestores de Aviação de Segurança Pública, 197 pilotos de helicópteros e asas fixas, 153 tripulantes operacionais e 40 Mecânicos aeronáuticos. 

O evento também faz parte da celebração histórica dos 170 anos da Polícia Militar do Paraná.

Snapshot 14Uma célula de helicóptero é empregada para simular o tiro embarcado, durante a Prova de Tiro Policial. Firma: ENAVSEG

Nas competições de salvamento aquático, tiro policial e salvamento em altura, competiram pela vitória 54 duplas distribuídas em dois dias de atividades concentradas no Mabu Thermas Resort e no 14º BPM (PMPR). 

Nessas duas instalações as habilidades físicas e mentais dos competidores foram testadas em provas de salvamento aquático (com a presença de ondas geradas artificialmente), salvamento  em altura usando a enorme torre para a prática de tirolesa, e na unidade policial, o estande serviu para o tiro policial com armamento individual (pistola e fuzil) em uma exigente pista tática.

No salvamento aquático, o emprego das técnicas e equipamentos corretos por duplas de socorristas tem como objetivo retirar da água, após a inserção simulada por helicóptero, de uma pessoa submersa (afogamento). 

Após a localização, os competidores devem trazê-la a superfície, preparar seu resgate com o equipamento de flutuação e entregar essa vítima no ponto determinado no menor tempo possível.

Snapshot 13Tiro com a espingarda calibre 12 da CBC. Firma: ENAVSEG

Na Prova de Tiro Policial, uma pista tática dotada com uma célula de helicóptero Esquilo simula um acionamento de aeronave, com embarque, o tiro de fuzil IMBEl IA2 5,56mm contra alvos em solo, a partir do helicóptero, a progressão no terreno em segurança do armamento, o socorro a uma “vítima” que deve ser arrastada com a técnica correta até a linha de tiro com as CBC calibre 12, o tiro com esse armamento, que deve estar em segurança ao final da série, mais “vítima” sendo arrastada até o ponto de tiro final, com pistola 9mm. 

Ao deixar a arma aberta e em segurança na mesa e erguer os braços, o competidor sinaliza que encerrou sua série.

Snapshot 15A equipe do SOAER, do Rio de Janeiro, sagrou-se campeã da prova de salvamento aquático. Firma: ENAVSEG

Na Competição de Salvamento Aquático, sagrou-se campeã a dupla da Superintendência de Operações Aéreas (SOAer) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

O resultado final da Competição de Tiro Policial confirmou a vitória da equipe do Departamento de Operações Aéreas (DOA-PCDF), da Polícia Civil do Distrito Federal.

No Salvamento em Altura, o primeiro lugar e a vitória ficou com a dupla da casa, do Batalhão de Polícia Militar Operações Aéreas (BPMOA) da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

Snapshot 16Uma das duplas do Distrito Federal durante a prova de salvamento em altura. Firma: ENAVSEG.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto