A Mac Jee foi criada em 2007 com o intuito de distribuir componentes militares importados para o mercado nacional e sul-americano.
No ano seguinte a sua criação, começou a desenvolver produtos para o mercado espacial e militar, como projetos especiais de cablagens, desenvolvimento de sistemas eletrônicos de alta complexidade e manutenção e modernização de sistemas de armamentos e radares.
Esse portfólio variado surpreendeu os observadores e especialistas durante a LAAD Defence & Security 2017, a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina. Naquela ocasião, a Mac Jee também apresentou um lançador de foguetes de saturação denominado Armadillo TA-2.
Trata-se de um lançador de foguetes leve, compacto e totalmente automatizado, projetado para ser operado em veículos blindados leves 4x4 de forma totalmente discreta. O sistema fica embutido dentro do veículo até o momento do lançamento.
No início do próximo ano deverão ocorrer as primeiras campanhas de tiro (testes de tiro de conformidade) e, após isso, o sistema com seu lançador deverá ser instalado em dois veículos diferentes, um blindado 4x4 Iveco LMV, visando atender ao Exército Brasileiro, e sua contraparte norte-americana, o AM General HUMVEE, este destinado a exportações.
A empresa investe com seriedade nesse programa, pois além do mockup apresentado na LAAD 2017, e uma extensa apresentação, com vídeos e maquetes, durante a Amazon Log 2017, a Mac Jee já confirmou sua participação na feira europeia MILIPOL 217, que acontecerá em Paris em novembro próximo.
O surgimento desse novo conceito promete arrebanhar importantes mercados como o Oriente Médio e África. Novas versões em estudo estão em fase avançada de concepção, como por exemplo, a utilização de mísseis antiaéreos MANPADS, convertendo o Armadillo em uma bateria móvel SHORAD, ou a versão desse sistema empregando mísseis anticarro (ATGM), todos utilizando o mesmo conceito.
Infodefensa acompanha a gênese desse novo produto, e estará na campanha de tiros em 2018 apresentando a seus leitores todas as fases do desenvolvimento.
Entendo o conceito Armadillo TA2
Sistemas de saturação de área com foguetes fazem parte de grupos de artilharia dedicados e demandam grande apoio logístico. São considerados extremamente eficientes como arma ofensiva e oferecem enorme potencial de dissuasão, no entanto, exigem complexos planejamentos para seu emprego, geralmente mobiliados em grandes unidades militares, como Divisões, e tem um custo de aquisição e manutenção superlativo.
Já a proposta da Mac Jee foi apresentar um sistema bem mais simples, mas compacto, e que pudesse atender a demanda de unidades menores, como batalhões, proporcionando um grande aumento do poder de fogo dessas unidades, atuando como um complemento as unidades de morteiros pesados.
(Clique aqui para assistir a segunda parte da entrevista com Simon Jeannot, CEO da Mac Jee)
O Armadillo TA-2, é basicamente um lançador de foguetes, operado por apenas um homem, mais o motorista da viatura, com três módulos em sua plataforma de lançamento, pronta para o disparo, cada um contendo 16 foguetes de 70mm, totalizando 48 unidades por salva de tiro, com mais outros três módulos prontos para a recarga, que pode ser feita de forma totalmente automática, sem expor seus ocupantes, diminuindo sua equipe de operação e colocando-se rapidamente em condições de disparar uma nova salva.
Outra grande inovação é o teto móvel que permite a discrição do sistema. Quando não está em operação, os lançadores ficam recolhidos em um compartimento selado, garantindo a proteção do mecanismo de lançamento e do compartimento de recarga.
Isso melhora a estabilidade do veículo em deslocamento, face ao seu baixo centro de gravidade, além de aumentar sua discrição, sendo uma tarefa difícil a inteligência inimiga determinar quais blindados na frota estão equipados com o Armadillo TA-2, aumentando assim sua flexibilidade e segurança de emprego
O Armadillo TA-2 tem como característica rusticidade, atuando em todas as condições meteorológicas, incluindo chuva forte, tempestade de areia, calor extremo e frio glacial.
Imagens: Roberto Caiafa / Mac Jee