Uma nova empresa voltada para o setor de defesa no Brasil, a Aeronaval, está apresentando produtos inovadores como o ANV-PAX, um hovercraft projetado para o transporte de passageiros e carga, com capacidade de 2.700 kg.
Com um suporte logístico cuidadosamente planejado, esse veículo oferece versatilidade, robustez, segurança e alta disponibilidade para operadores.
Sua estrutura foi desenvolvida para atender às exigências das normas da Autoridade Marítima, integrando soluções consagradas nos setores naval e aeroespacial.
A Aeronaval está baseada no Incubaero, localizado dentro do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), na cidade de São José dos Campos, e apresenta um portifólio de soluções inovadoras e de baixo custo empregando alta tecnologia.
Hovercraft Brasileiro
Os hovercrafts são veículos anfíbios capazes de se deslocarem sobre diferentes superfícies, como água, terra, terrenos pantanosos e gelo, utilizando um colchão de ar gerado pelos motores.
Esse sistema de sustentação permite que o veículo levite a uma curta distância do solo, reduzindo o atrito e garantindo alta mobilidade em áreas de difícil acesso.
Seu uso é amplamente indicado em operações de resgate, transporte em regiões alagadas e patrulhas de fronteira/segurança, especialmente em locais onde veículos convencionais enfrentam limitações
O uso de um hovercraft multifunção de alta portabilidade em um país como o Brasil, em especial na Amazônia Brasileira, é altamente recomendado.
O ANV-SAR combina modularidade, flexibilidade operacional e logística/manutenção simplificada. Firma: Aeronaval
Tropas de Forças Especiais, por exemplo, podem manobrar pelos rios da região com velocidade, segurança e demandando um mínimo de suporte logístico para a operação dessas embarcações.
O baixo peso e construção modular do hovercraft da Aeronaval possibilitan o seu transporte por helicópteros, seja desmontado em cases próprios, ou enganchado como carga externa.
A primeira versão desse projeto de um hovercraft brasileiro é o ANV-SAR, um veículo inovador, inicialmente projetado para ser empregado por equipes de resgate das Forças de Segurança, Bombeiros e Socorristas, oferecendo modularidade, portabilidade e resistência.
Ideal para situações críticas como enchentes e rompimentos de barragens, ele proporciona transporte fácil e segurança, garantindo uma resposta ágil e eficaz em situações críticas e emergenciais.
Aeroespacial
A empresa Aeronaval tem uma participação essencial no projeto do Microlançador Brasileiro (ML-BR), desenvolvendo o ferramental crítico para a fabricação dos motores de combustível sólido, garantindo a confiabilidade e a eficiência dos lançamentos.
O Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP), apoiado e financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e coordenado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), é um microlançador inovador, projetado para colocar pequenos satélites em órbita com baixo custo e alta eficiência.
Dois consórcios de empresas estão desenvolvendo versões do VLPP, a Aeronaval trabalha no ML-BR, liderado pela CENIC. Arte: CENIC
Este projeto estratégico não só fortalece a autonomia do Brasil no setor aeroespacial, mas também posiciona o país de forma competitiva no mercado global de lançamentos espaciais, alinhando-se com a política nacional de desenvolvimento tecnológico e impulsionando a capacidade industrial e inovadora do Brasil.
O Microlançador Brasileiro (ML-BR). Arte: Scenic
O trabalho realizado pela Aeronaval assegura alta repetibilidade na produção e atende rigorosos padrões de segurança, contribuindo significativamente para o sucesso do projeto.