No dia 01 de agosto de 2024, foi realizada a cerimônia de formatura da 48ª Turma do Curso de Pilotos de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA-DRONE) da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), uma das maiores do Brasil.
O evento marcou a conclusão do curso para 33 militares da 4ª Região da Polícia Militar (4ª RPM), distribuídos por sete diferentes unidades policiais baseadas no entorno da cidade de Juiz de Fora.
O curso, que teve duração de duas semanas, foi ministrado por instrutores do Comando de Aviação do Estado (COMAVE).
A 48ª Turma do Curso de Pilotos de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA-DRONE) da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG). firma: PMMG
Seu objetivo foi capacitar os pilotos para operar drones de forma segura e eficaz em missões relacionadas à segurança pública e à defesa civil.
O treinamento seguiu as diretrizes do Manual Aeronáutico 56.5 e classe III, priorizando a segurança de voo em todas as atividades.
Os drones desempenham um papel crucial na coleta de imagens em locais de interesse público, contribuindo para a proteção dos agentes em situações de risco e para a manutenção da ordem e segurança da população.
A conclusão bem-sucedida do curso destaca o comprometimento e a dedicação dos participantes, fortalecendo sua expertise no uso dessas tecnologias para a segurança da comunidade.
Operações Especiais com Drones
No dia 8 de agosto foi a vez de oficializar a formatura da 49ª Turma do Curso de Pilotos de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA-DRONE), que reuniu 40 militares lotados no Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Missões Especiais (CME) e Gabinete Militar do Governador (GMG), alem de militares da Forca Aerea Brasileira (FAB) destacados na guarnição de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
A 49ª Turma do Curso de Pilotos de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA-DRONE). Firma: PMMG