Centauro II próximo de chegar ao Brasil e Destaque no Dia da República Italiana
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Plataformas (Portugués) >
Origem italiano

Centauro II próximo de chegar ao Brasil e Destaque no Dia da República Italiana

O Consórcio CIO, que reúne Leonardo, IDV e Oto Melara, tem controle total do ciclo de produção do veículo em todos os estágios
|

No final de maio e início de junho corrente, o Diretor de Fabricação do Exército Brasileiro, general-de-divisão Tales Eduardo Areco Villela, e o chefe do Centro de Avaliações do Exército, General de Brigada João Paulo Zago, estiveram na Itália, onde conferiram o planejamento e execução das demandas requeridas pelo EB para receber o 8x8 Centauro II e dar continuidade a sua avaliação, agora no CAEx (Rio de Janeiro).

Inicialmente serão entregues duas unidades de teste e avaliação, antes da oficialização e compra de outros 96 exemplares, progressivamente.



O exemplar inaugural deve chegar ao Brasil por via marítima nas próximas semanas, antes da visita do presidente da Itália, Sérgio Mattarella, prevista para o mês de julho. 

Especula-se que o contrato desses veículos deverá ser assinado formalmente durante a visita do dignatário italiano ao País.

O segundo veículo Centauro II do lote de teste e avaliação deverá permanecer mais algumas semanas na Itália, passando por testes de compatibilidade eletromagnética exigidos pelo Exército Brasileiro, antes de ser despachado.

Snapshot 10A arma principal de 120mm do Centauro II em evidência na imagem. Firma: Italy MoD

Desfile no Dia da República Italiana

Abrindo o Desfile Motorizado nas comemorações do Dia da República Italiana, o 2 de junho, em Roma, o blindado sobre rodas 8x8 Centauro II foi o grande destaque da Indústria de Defesa italiana em solo, assim como nos céus o show ficou por conta dos helicópteros da Leonardo, que desfilaram logo a seguir.

Em introdução no Exército Italiano, o 8x8 Centauro 2 já foi enviado para a Bulgária, onde executa o seu primeiro destacamento operacional, reforçando o flanco sul da NATO/OTAN na região do Mar Negro.

O Consórcio CIO, que reúne a Leonardo, a IDV e a Oto Melara, possui domínio completo do ciclo de produção do veículo, em todas as etapas, incluindo o chassi, a torre, o power train, os sensores diuturnos qualquer tempo estabilizados, os sistemas digitalizados embarcados, o armamento principal de 120mm e o secundário, as munições, o sistema de comunicações, a proteção cyber/criptografia/conectividade, o sistema de proteção eletrônica/jamming multibanda etc.

Além do Brasil, pelo menos mais três países estariam mantendo conversações com o Consórcio CIO visando a compra do Centauro 2. Segundo fontes próximas as negociações, um deles estaria na Europa, outro na Àfrica e o terceiro na Àsia.

Snapshot 15O Centauro II já estreou operacionalmente na Bulgária, onde um destacamento italiano protege o flanco sul da NATO na região do Mar Negro. Firma: Exército Italiano



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto