No final de maio e início de junho corrente, o Diretor de Fabricação do Exército Brasileiro, general-de-divisão Tales Eduardo Areco Villela, e o chefe do Centro de Avaliações do Exército, General de Brigada João Paulo Zago, estiveram na Itália, onde conferiram o planejamento e execução das demandas requeridas pelo EB para receber o 8x8 Centauro II e dar continuidade a sua avaliação, agora no CAEx (Rio de Janeiro).
Inicialmente serão entregues duas unidades de teste e avaliação, antes da oficialização e compra de outros 96 exemplares, progressivamente.
O exemplar inaugural deve chegar ao Brasil por via marítima nas próximas semanas, antes da visita do presidente da Itália, Sérgio Mattarella, prevista para o mês de julho.
Especula-se que o contrato desses veículos deverá ser assinado formalmente durante a visita do dignatário italiano ao País.
O segundo veículo Centauro II do lote de teste e avaliação deverá permanecer mais algumas semanas na Itália, passando por testes de compatibilidade eletromagnética exigidos pelo Exército Brasileiro, antes de ser despachado.
A arma principal de 120mm do Centauro II em evidência na imagem. Firma: Italy MoD
Desfile no Dia da República Italiana
Abrindo o Desfile Motorizado nas comemorações do Dia da República Italiana, o 2 de junho, em Roma, o blindado sobre rodas 8x8 Centauro II foi o grande destaque da Indústria de Defesa italiana em solo, assim como nos céus o show ficou por conta dos helicópteros da Leonardo, que desfilaram logo a seguir.
Em introdução no Exército Italiano, o 8x8 Centauro 2 já foi enviado para a Bulgária, onde executa o seu primeiro destacamento operacional, reforçando o flanco sul da NATO/OTAN na região do Mar Negro.
O Consórcio CIO, que reúne a Leonardo, a IDV e a Oto Melara, possui domínio completo do ciclo de produção do veículo, em todas as etapas, incluindo o chassi, a torre, o power train, os sensores diuturnos qualquer tempo estabilizados, os sistemas digitalizados embarcados, o armamento principal de 120mm e o secundário, as munições, o sistema de comunicações, a proteção cyber/criptografia/conectividade, o sistema de proteção eletrônica/jamming multibanda etc.
Além do Brasil, pelo menos mais três países estariam mantendo conversações com o Consórcio CIO visando a compra do Centauro 2. Segundo fontes próximas as negociações, um deles estaria na Europa, outro na Àfrica e o terceiro na Àsia.
O Centauro II já estreou operacionalmente na Bulgária, onde um destacamento italiano protege o flanco sul da NATO na região do Mar Negro. Firma: Exército Italiano