Nos dias 1 e 2 de junho a Base Aérea de Beja recebeu o Beja Air Show 2024, espetáculo aéreo militar organizado pela Força Aérea Portuguesa (FAP).
A Embraer participou do show apresentando o seu demonstrador de conceito Super Tucano NATO (A-29N) e o primeiro KC-390 Millennium entregue aos portugueses, operado pelo Esquadrão 506 “Rinocerontes”.
O Super Tucano NATO terá uma participação fundamental da indústria aeroespacial portuguesa, já que a sua produção deverá acontecer em solo português, nas instalações da OGMA.
A ideia da Embraer é usar a parceria com Portugal como uma porta de entrada para a venda dos aviões ao restante da União Europeia e aos países da NATO/OTAN.
Há pouco mais de um ano, quatro empresas aeronáuticas portuguesas e a brasileira Embraer assinaram um memorando de entendimento que visa o desenvolvimento de tecnologias relacionadas com o avião A-29 Super Tucano, na sua recém-lançada versão A-29N voltada para responder às necessidades dos países membros da NATO (OTAN).
O primeiro KC-390 da FAP, um dos destaques do evento. Firma: Leo Melo.
O memorando, assinado nas instalações da OGMA, em Alverca, reuniram o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), a Empordef Tecnologias de Informação (ETI), a GMV e a própria OGMA (Oficinas Gerais de Material Aeronáutico).
A Força Aérea Portuguesa, que já demonstrou interesse na aeronave e auxiliou no seu desenvolvimento, cedendo instalações para testes do protótipo demonstrador, de propriedade da Embraer, deverá ser o primeiro cliente do A-29N Super Tucano (launch customer).
Segundo declarações de militares portugueses e membros do Governo, o A-29N estaria muito bem cotado para executar missões domésticas de treinamento de novos pilotos e/ou atuar como aeronave COIN (contra-insurgência) no além mar, em missões de paz da UN/ONU, especialmente no continente africano.
Pela primeira vez em Portugal, um caça stealth de 5ª geração F-35 Lightning II da USAF. Firma: Leo Melo.
Atrações Variadas
Pela primeira vez em Portugal, um caça stealth de 5ª geração F-35 Lightning II da US Air Force faz parte das atrações, permanecendo em exposição estática.
Além do caça furtivo F-35, estiveram presentes em Beja os aviões militares estrangeiros Dassault Mirage 2000 da França e da Grécia, o caça SAAB JAS-39C Gripen da Hungria, os acrobáticos Northrop F-5E Tiger II da Suíça (Patrouille Suisse), os jatos Lockheed F-16 Viper da Romênia, os bimotores Eurofighter Typhoon da Espanha, além do tradicional Boeing E-3F Sentry da OTAN, empregado em missões AWACS.
Um Aero L-39NG tcheco, armado com pod ventral de canhão, ao lado de dois Mirage 2000 gregos. Firma: Leo Melo.
Também foram expostas aeronaves antigas da FAP (T-38 Talon, AT-33 T-Bird), tanto aquelas já desativadas como algumas transformadas em monumentos (F-104 Starfighter e Alpha Jet), e o evento reuniu adeptos do plastimodelismo, aeromodelismo, colecionadores de militaria e entusiastas.
Na exposição de material da FAP, destaque para diferentes modelos de drones de asas fixas e rotativas, atualmente indispensáveis em qualquer tipo de operação militar.
Na exposição estática, destaque para os diferentes tipos de drones, e suas múltiplas capacidades. Firma: Leo Melo.