A brasileira Ares é uma das empresas da Base Industrial de Defesa (BIDS) que está candidatando-se para realizar a modernização de Viaturas Blindadas de Combate Leopard 1A5 BR (VBC CC Leopard 1A5 BR), do Exército Brasileiro (EB).
O processo está na fase de consulta pública e entre as exigências descritas no edital está a utilização de suprimentos e soluções nacionais para a gestão do ciclo de vida do blindado, além de suporte logístico e cursos de operação e manutenção (capacitação técnica) para as Organizações Militares (OMs) detentoras das viaturas, para o Centro de Instrução de Blindados e para os Batalhões Logísticos e Parques de Manutenção.
Torre de Leopard 1A5 BR na Ares, no Rio de Janeiro. Foto: Ares Aeroespacial e Defesa
Esses requisitos podem ser cumpridos pela Ares, que possui comprovada experiência quando o assunto é modernização de viaturas.
A empresa detém, além de engenharia e tecnologia brasileira, know-how no desenvolvimento de Sistemas de Controle de Tiro comprovados nos projetos de Torres e Sistemas de Armas Remotamente Controlados em uso pelo Exército Brasileiro.
Seu portfólio, o mais amplo em “Poder de Fogo” em território nacional, é composto por REMAN, REMAX, UT30BR, e Simuladores, 100% desenvolvidos no Brasil.
“Desenvolver soluções em conjunto com o Exército Brasileiro é o que nos motiva”, declara o Diretor de Marketing da Ares, Frederico Medella.
A troca do sistema de controle de tiro e novos optrônicos para a tripulação, a base da modernização. Foto: Ares Aeroespacial e Defesa
Ciclo de vida
Atuante no desenvolvimento, produção, nacionalização de itens, tratamento da obsolescência, atualização tecnológica, a empresa é capaz de suportar todo o ciclo de vida do material em uso na tropa.
Sua planta industrial, localizada em Duque de Caxias - RJ e bases de apoio logístico em outros Estados, localizadas principalmente na região Sul do Brasil onde há uma maior concentração dos Blindados do Exército Brasileiro, para quem é o principal fornecedor de Sistemas de Armas e Torres.
Sede da Ares no Rio de Janeiro. Foto: Roberto Caiafa
Comunalidade
Um dos maiores trunfos da solução proposta pela Ares para a modernização do Leopard é a comunalidade com os mais de 300 blindados Guarani equipados com Torres e Sistemas de Armas em operação no Exército Brasileiro, principalmente no que diz respeito aos componentes dos sistemas controle de tiro e sistema de acionamento elétrico e de estabilização.
“Temos convicção que somos uma excelente solução para o Exército Brasileiro quando o assunto é modernização das viaturas”, afirmou Medella.
6x6 Guarani com torre UT30BR, poder de fogo e tecnologia Ares Foto: Foto: Luciano Souza
Capacidades
A Ares possui todo know-how desde o desenvolvimento até o suporte ao ciclo de vida do material. E vem ao longo dos anos investindo cada vez mais na tecnologia empregada e no desenvolvimento de pessoas.
Tem procurado aproximação com institutos de ensino e pesquisa, federações de indústrias e órgãos que possam agregar valores ao negócio.
O conceito de indústria 4.0 que envolve a robótica, inteligência artificial e a manufatura digital, são capacitações e estratégias que estão alinhadas com o trabalho já realizado pela Ares e que garantem maior qualidade e produtividade.
Torre TORC 30 BR na Ares, RJ. Foto: Roberto Caiafa
A Ares possui uma estrutura de suporte logístico já implementada em todo o território nacional capaz de atender as demandas do Exército, ou seja, a empresa domina todo o ciclo tecnológico compreendido desde o desenvolvimento ao suporte do ciclo de vida do material.
Sua proposta para a modernização do Leopard engloba ainda o conhecimento da divisão terrestre da Elbit Systems, que acumula significativa experiência na modernização de veículos de combate ao redor do mundo.
O Leopard 1A5 BR está concentrado na Região Sul do Brasil. Foto: Luciano Souza
A Ares, como braço operacional da divisão terrestre do Grupo Elbit no Brasil, e também tem atuado na condução de projetos de modernização de Carros de Combate em nações amigas.
As soluções apresentadas para a modernização do Leopard vão garantir um incremento de desempenho da Torre e estão baseadas na experiência acumulada da Elbit na realização de mais de 10 mil modernizações de veículos militares para diversas forças militares no mundo e na participação do projeto MERKAVA - principal Carro de Combate (MBT) da IDF (Forças de Defesa de Israel).
“Capacitamos funcionários, modernizamos instalações e personalizamos nossas propostas. Ou seja, temos engenharia qualificada e capacidade instalada para atender com excelência o Exército Brasileiro”, afirmou Medella.
O leopard 1A5 BR "12305" em 2021, nas instalações da Ares no RJ. Foto: Roberto Caiafa