A Marinha do Brasil (MB) realizou, durante a 2ª quinzena de setembro, voos teste de avaliação do V-Bat 128 produzido pela Shield AI/Martin UAV.
O drone de decolagem e pouso vertical apresenta avançada aerodinâmica e asas retas típicas para voos a grandes altitudes e um sofisticado sistema de controle a distância. Os testes, que envolveram pessoal da empresa norte-america e da Marinha do Brasil, foram conduzidos pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ)
As asas retas e longas denotam a habilidade desse UAV em voar a grandes altitudes. Foto: MB
O V-Bat 128 é uma ARP de decolagem e pousos verticais (VTOL - Vertical Take off and Landing), que elimina a necessidade de equipamentos de lançamento e de recolhimento, com a capacidade de realizar operações em terra e embarcadas.
Apresenta um comprimento de 2,74 m e uma envergadura de 2,95 m, possuindo 10 horas de autonomia e peso máximo de decolagem de 56,6 kg. A ARP pode ser configurada com cargas úteis diversas, como câmeras eletro-óticas (EO) e MWIR (Middle Wavelength Infrared), AIS (Automatic Identification System) e Radar de Abertura Sintética (SAR).
A montagem da aeronave pode ser realizada de forma expedita e o sistema pode ser transportado por um veículo tático leve (Exemplo: Marruá) ou um helicóptero leve do porte do UH-15.
Foto: MB