A Ares Aeroespacial e Defesa é o braço operacional da divisão Land da Elbit Systems Ltd no Brasil, intermediando o acesso das Forças Armadas as tecnologias da matriz israelense.
Na atualidade, a brasileira é considerada fornecedora estratégica do Exército Brasileiro, principalmente no âmbito do programa Forças Blindadas.
Para atender ao projeto do morteiro embarcado desejado pelo Exército, a ARES e a Elbit Land oferecem, além das qualidades inerentes do morteiro Spear, uma sólida proposta industrial de produção compartilhada que aproveitaria toda a estrutura de suporte logístico implantada no território nacional pela Ares Aeroespacial e Defesa.
Os morteiros da Elbit estão em serviço em mais de 50 países. São aproximadamente 20.000 sistemas e 9 milhões de munições vendidos em 40 anos (Foto: Ares Aeroespacial e Defesa)
No formato atual, os profissionais da empresa atuam muito próximos aos batalhões e seus militares, no apoio nas atividades de manutenção de todos os escalões, bem como na elaboração de manuais e realização de treinamentos de emprego dos sistemas e mantenimento dos mesmos.
Essa relação de parceria estabelecida entre as duas instituições, sem dúvida, garante uma introdução eficiente do SMEM na tropa e pleno funcionamento/disponibilidade operacional durante o ciclo de vida útil.
As modernas instalações fabris da ARES localizadas no Rio de Janeiro permitem a nacionalização progressiva de componentes do morteiro, algo que a empresa já possui ampla experiência adquirida em contratos anteriores com esses requisitos.
Dessa forma, a Ares Aeroespacial e Defesa estaria pronta para somar e contribuir com as novas demandas das Forças Armadas brasileiras, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento e produção de armamentos em diferentes calibres, modernização de viaturas, blindados e carros de combate e demais soluções de emprego, suporte logístico integrado e baixos custos de mantenimento.
Na demo, destaque para a viatura integrada ao morteiro Spear, o JLTV 4x4 da Oshkosh Defense, mesmo tipo adquirido pelo Corpo de Fuzileiros Navais (Foto: Ares Aeroespacial e Defesa)
Dentre as características do morteiro SPEAR vantajosas para o Exército, segundo a Elbit Land e a Ares Aeroespacial e Defesa, está o fato de que o morteiro SPEAR, quando comparado aos concorrentes, é o único que “fala” português, e isso faz bastante diferença.
Falando da arma em si, o SPEAR é o mais novo morteiro da família Cardom, amplamente comprovado em combate. Ele é mais leve e apresenta uma maior maior capacidade de recuo atenuado, algo fundamental para sua instalação em viaturas militares.
Dada a ampla quantidade de morteiros dessa “família” vendidos pela Elbit Land, o Spear conta com uma sólida cadeia logística, uma vantagem em relação aos concorrentes. Em termos de concepção e projeto, o sistema é modular e customizável, sendo compatível com tubos de 81mm ou 120mm.
A troca de um pelo outro é simples e rápida e pode ser feita em campo. O morteiro Spear pode ser integrado a qualquer sistema de gerenciamento do campo de batalha (BMS) definido pelo Exército, a Ares Aeroespacial e Defesa realizando essa integração de forma conjunta.
Impactos dos disparos do morteiro Spear no deserto em Israel (Foto: Ares Aeroespacial e Defesa)