O desenvolvimento do blindado de transporte de pessoal EE-11 Urutu começou em 1970 e sua produção em 1974. Inicialmente fabricado para atender encomendas das forças armadas brasileiras, que possui atualmente 220 exemplares, o modelo foi exportado para a Bolívia, Chile, Colômbia, Chipre, Equador, Gabão, Iraque, Líbia, Marrocos, Uruguai e Venezuela. Cerca de 1.500 veículos deste tipo foram construídos.
O EE-11 tem uma tripulação de um piloto e pode transportar de 12 a 14 soldados totalmente equipados. Tropas entram e saem do veículo através de portas laterais ou traseiros, ou pelo teto do veículo. O EE-11 Urutu é armado com uma única metralhadora de 12,7 mm, montada sobre o teto. Há um número de variantes do EE-11 equipado com várias torres e diferentes tipos de armamento como morteiros ou metralhadoras pesadas.
O Urutu é um blindado leve e com capacidade anfíbia. Recebeu diferentes equipamentos de acordo com as necessidades dos clientes. Atualmente, o Exército Brasileiro está desenvolvendo um programa de modernização destes veículos, de modo a estender sua vida útil, pois sua blindagem não suportava munição perfurante moderna. Essas modernizações foram introduzidas como resultado dos 13 anos de emprego operacional do veículo no Haiti, como integrante da Minustah, Missão de Pas da ONU para a Estabilização do Haiti.
O posto do motorista recebeu ampla blindagem transparente, a torre do atirador passou a ser fechado incluindo a parte superior, evitando ataques com coquetel molotov, mesmo motivo para as modificações realizadas nas escotilhas dos soldados, que receberam placas de metal com proteção balística extra.
Tipo
Veiculo blindado de transporte de pessoal
País origem
BrasilFabricante
Engesa-Engenheiros Especializados S.A.Usuário
Exército de BrasilArmamento
Metralhadora de 12,7mm
Tripulação
1 tripulante + 12 o 14 soldadosRodaje
6x6