Aviação do Exército recebe o 34º e último helicóptero Pantera K2 modernizado pela Helibras.
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Aviação do Exército recebe o 34º e último helicóptero Pantera K2 modernizado pela Helibras.

Essas modificações e atualizações renovaram o ciclo de vida da aeronave para mais 25 anos de uso
Pantera K2 sinistro pres Helibras
O presidente da Helibras entrega uma maquete do Pantera K2 ao comandante do EB. Firma: EB
|

Após quinze anos de muito trabalho e dificuldades orçamentárias, o Exército Brasileiro finalmente recebeu o último dos 34 helicópteros Pantera K2 modernizados no último dia 26 de novembro. 

O processo de modernização da frota dessas aeronaves, iniciado em 2009, tem como grande ganho a manutenção da operacionalidade da Aviação do Exército.

Panter K2 cmte ebO Comandante do EB, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, conferindo o último Pantera K2 modernizado entregue a força. Firma: EB

A modernização do Pantera envolveu melhorias como a substituição do painel analógico por outro totalmente digital, compatível com óculos de visão noturna, novos sistemas de comunicação e gerenciamento de rádios, novos motores mais potentes (697 Kw), novo rotor de cauda Fenestrom com 10 pás (mais silencioso) e a modernização das caixas de transmissão principal (MGB) e traseira. 

Essas modificações e atualizações renovaram o ciclo de vida das aeronaves para mais 25 anos de emprego.

A entrega do último helicóptero modernizado ocorreu em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, com a presença do Comandante da Força, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

Pantera k2 caiafa1O Pantera K2 recebeu placas de proteção térmica instaladas no cone de cauda, abaixo da exaustão dos novos motores, que são mais potentes. Firma: Roberto Caiafa

Também participaram da cerimônia oficiais do Alto Comando do Exército, representantes da Helibras, Airbus e Safran, empresas contratadas pelo Comando Logístico para o processo de modernização dos helicópteros, e convidados. 

O Presidente da Helibras, Alberto Duek, salientou que “a modernização do Pantera permitirá ao Exército atuar nos ambientes mais inóspitos, sendo capaz de transportar até 13 combatentes armados e equipados, mesmo com a capacidade plena de combustível; para nós, como indústria nacional de defesa, é uma honra muito grande ter recebido essa confiança do Exército Brasileiro para participar desse projeto e poder servir aqueles que servem ao país”.

50608637047 22c95a0af5 kUm Pantera K2 modernizado operando no sul do Brasil. Firma: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto