Viatura Blindada de Combate de Cavalaria Centauro II BR 8x8 realiza o tiro real no sul do Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Plataformas (Portugués) >

Viatura Blindada de Combate de Cavalaria Centauro II BR 8x8 realiza o tiro real no sul do Brasil

Os disparos foram feitos em diferentes situações, com alvos a diferentes distâncias, tanto estáticos quanto em movimento
Capa live1
|

O Exército Brasileiro realizou mais uma etapa de avaliação técnica operacional do Centauro II BR, Viatura Blindada de Combate de Cavalaria sobre Rodas 8 x 8. Na oportunidade, foi realizado o tiro de avaliação do carro de combate, que integra a fase de testes operacionais da viatura. 

Antes disso, os militares passaram por capacitação técnica e por familiarização com o Centauro II, nas instalações do Centro de Instrução em Blindados (CIBld), em Santa Maria (RS). 

Ao todo, o cronograma teve 10 semanas de duração.

CentauroO tiro real do Centauro 2 aconteceu no Estande de Saicã, em Rosário do Sul (RS). Firma: EB

O Comandante do Centro de Instrução de Blindados, Coronel de Cavalaria Alexandre Checheliski, explica que o objetivo da atividade foi de verificar aspectos como empregabilidade do veículo diante dos desafios do terreno e da realidade da tropa.

“Para que os militares do Centro de Instrução de Blindados pudessem fazer essa avaliação operacional, foi necessária uma capacitação que durou quatro semanas, para aprender como pilotar a viatura, como atirar e como operar de forma segura. Depois disso, passamos três semanas acertando procedimentos da guarnição importantes para avaliação operacional. Agora, esta última etapa analisa o comportamento da viatura no contexto tático nos desafios que o Exército espera enfrentar a partir das suas capacidades”, destacou o Comandante.

Snapshot 500O efeito do disparo de uma salva completa de granadas fumígenas. Firma: EB

As viaturas Centauro II BR são equipadas com tecnologia de ponta e contam com um canhão estabilizado de 120 mm

Na ocasião, foram realizados disparos em situações distintas, com alvos em diferentes distâncias, estáticos e em movimento.

O gerente do Programa Estratégico Forças Blindadas, do Escritório de Projetos do Exército, Coronel de Cavalaria Marco Antônio de Lima, também avaliou alguns aspectos importantes do carro de combate.

Centauro (3)O sensor panorâmico do comandante do Centauro 2 fica em destaque nesta foto da torre vista por trás. Firma: EB

“Essa é uma viatura que nos aproxima dos carros de combate de mais alta tecnologia existentes no mundo, com um canhão com maior poder de fogo, com grande precisão, uma viatura com autonomia de aproximadamente 800 quilômetros e que entrega algumas características técnicas que agregam muito poder de combate à Cavalaria Mecanizada e complementa a melhoria das nossas capacidades militares”, avalia o Coronel.

Essas características fazem do blindado um recurso valioso para as tropas mecanizadas da Força Terrestre, o que elevará a capacidade de dissuasão do Exército Brasileiro e contribuirá para a proteção da integridade territorial do país.

Programa Estratégico Forças Blindadas

A aquisição da Viatura Blindada de Cavalaria 8x8 Centauro II BR foi iniciada no ano de 2021. 

Este projeto faz parte do Programa Estratégico Forças Blindadas, um dos programas que compõem o Portfólio Estratégico, sob a responsabilidade do Escritório de Projetos do Exército (EPEx).

Centauro (2)A torre HITFACT II com canhão de 120mm possui um sistema de eliminação das forças de recuo do disparo que permitem um tiro preciso, parado ou em movimento. Firma: EB

A atividade no Saicã integra a finalização do plano de testes e avaliação dessa viatura. Ela visa certificar as condições para prosseguir, a partir de 2025, com o restante da aquisição junto à fabricante. 

O projeto está dimensionado para cerca de 15 anos de entregas, totalizando 98 unidades em lotes anuais a partir de 2026.

Após o término da avaliação, a aquisição das viaturas representará um avanço estratégico para o Brasil, reforçando seu compromisso com a modernização e a eficiência das Forças Armadas, além de assegurar que o país continue a ser um ator relevante no cenário de defesa internacional.

Forcas blindadas

Nota do Autor: 15 anos para a entrega de 98 exemplares é, sob qualquer métrica ou lógica, tempo demasiado para um programa dessa importância. Torna-se necessário que o Governo Brasileiro, através do Ministério da Defesa e do Congresso Nacional, diminuam esse tempo nas entregas e disponibilizem mais recursos visando aumentar a quantidade de veículos a serem entregues. Os atuais blindados 6x6 EE-9 Cascavel não vão durar para sempre, modernizados ou não.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto