A brasileira Ares Aeroespacial e Defesa apresentou a torre UT30BR2 para os militares da Diretoria de Fabricação do Exército Brasileiro, equipada com o novo módulo optrônico COAPS-L, considerado o estado da arte dos optrônicos (o mesmo proposto para a modernização dos Leopard 1A5-BR).
Com visão panorâmica estabilizada e sensores de alta definição, o COAPS-L redefine os padrões de desempenho para detecção, reconhecimento e identificação de ameaças.
Além disso, sua arquitetura aberta permite integração com sistemas de comando e controle, ampliando as capacidades operacionais, incluindo soluções antidrone.
UT30BR2 - Torre não Tripulada Remotamente Controlada
A UT30BR2 é equipada com sistema de controle de disparo giro-estabilizado com os movimentos de elevação e azimute controlados eletricamente.
Com visão diurna/termal eletro-ópticos de estabilização biaxial, conta com telêmetro laser (LRF) e um computador balístico.
O armamento principal da UT30BR2 é um canhão de 30 mm Bushmaster MK44. A arma secundária é uma metralhadora coaxial 7.62 mm.
COAPS-L. Firma: Roberto Caiafa
Controlada remotamente, a torre não tripulada tem peso reduzido e foi desenvolvida com giro-estabilização biaxial para ser montada na parte exterior da viatura, acima de seu teto.
A UT30BR2 é acoplada sem redução do espaço interno da viatura.
Esse sistema de armas é resultado do investimento constante da ARES em tecnologia. Através do grupo Elbit, da qual faz parte, a ARES recebeu a transferência de tecnologia e know-how para o suporte logístico dos Sistemas UT30BR, que fornece para o Exército Brasileiro desde 2016.
A UT30BR2, uma evolução mecânica e optrônica da UT30BR, é a torre de 30 mm do Brasil, um símbolo da liderança tecnológica e estratégica da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), alinhada às demandas das Forças Armadas e Forças de Segurança.