A brasileira Akaer divulgou imagem que mostra o segundo protótipo do Cascavel NG, já com o novo sistema de tiro instalado (sensor meteorológico visível na torre) e demais implementos/sensores/câmeras.
O projeto de modernização do blindado, denominado Cascavel NG, está sob responsabilidade do consórcio Força Terrestre, liderado pela Akaer, e é executado em estreita colaboração com o Exército Brasileiro, por meio da Diretoria de Fabricação.
Firma: AKAER
Concebido inicialmente na década de 1970 pela antiga Engesa, o blindado sobre rodas 6x6 Cascavel (também conhecido pela sigla EE-9) tornou-se icônico, sendo comercializado em mais de 20 países na América do Sul, África e Oriente Médio, com mais de 2.700 unidades produzidas até a falência do fabricante, no início dos anos 90.
A modernização pretendida pelo Exército Brasileiro envolve a revitalização completa do chassi, torre, transmissão, suspensão e canhão de 90 mm; a substituição do motor por uma versão mais potente e moderna; um novo sistema de ajuste de pressão de pneus adaptável a todos os tipos de terreno; implantação de optrônicos de última geração (em substituição às miras ópticas) integrados a um novo computador de tiro, responsável pela execução de todos os cálculos balísticos, proporcionando um aumento significativo na precisão dos disparos; implantação de um computador de comando e controle (C2) para análises dos sensores de leitura dos parâmetros ambientais que interferem na execução das missões, em tempo real, dando maior consciência operacional ao comandante; implantação de um sistema lançador de mísseis anticarro (ATGM) na torre e instalação de um sistema de ar-condicionado para melhorar o ambiente da tripulação.
Detalhe do sensor meteorológico que faz parte do novo sistema de tiro do Cascavel NG. Firma: Akaer