Força Aérea Brasileira perde um UAV SARP Hermes 900 durante a Operação Taquari 2
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >
Incidente aéreo

Força Aérea Brasileira perde um UAV SARP Hermes 900 durante a Operação Taquari 2

FAB usa drone RQ-900 Hermes para ajudar no resgate de vítimas das tempestades que atingiram o Rio Grande do Sul
Hermes900 6A
|

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou através de nota oficial que uma aeronave remotamente pilotada (ARP), colidiu com o solo em área desabitada na terça-feira, 7 de maio de 2024.


Segue o comunicado na íntegra:

“Uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), da FAB, que é empregada nas missões de apoio aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, apresentou durante sua operação um problema técnico e veio a colidir com o solo, em região desabitada, nesta terça-feira (07/05).

A Força Aérea informa que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) vai investigar os fatores contribuintes da ocorrência aeronáutica.”

Hermes900 3Hermes 900 operando da Base Aérea de Cachimbo. Firma: Roberto Caiafa

A FAB estava usando desde o dia 5 de maio o drone RQ-900 Hermes, fabricado pela empresa israelense Elbit Systems, para auxiliar no resgaste de vítimas dos temporais que castigam o Rio Grande do Sul. 

A aeronave remotamente pilotada (ARP), que pertencia à Base Aérea de Santa Maria (BASM), possibilitava análises em tempo real das áreas expostas, auxiliando no mapeamento e modelagem, além de permitir a mensuração da população em risco na área de estudo. 

Segundo a Elbit Systems, o Hermes 900 tem capacidade de realizar missões de domínio de área, inteligência persistente, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento, bem como missões de apoio terrestre e de patrulha marítima.

Hermes900 4O Hermes 900 é um SARP de grandes dimensões e capacidades estratégicas. Firma: Roberto Caiafa

O UAV SARP israelense é equipado com uma variedade de sensores de alto desempenho, capazes de detectar alvos terrestres ou marítimos, em uma ampla faixa espectral. 

Seu gerenciamento é realizado de maneira autônoma, por meio do sistema de controle de solo Hermes (GCS).

Considerado um dos mais modernos sistemas ARP da atualidade, o Hermes 900 é equipado com o DCoMPASS, que constitui um sistema de câmeras infravermelhas e termais de alta resolução com zoom óptico contínuo com capacidade de detectar e reconhecer alvos em longas distâncias, e ainda, com o SkEye, um conjunto de 10 câmeras de alta resolução que permitem a observação em tempo real de uma ampla região por um longo intervalo de tempo.

Hermes900 1Uma unidade do sistema de controle de solo Hermes (GCS). Firma: Roberto Caiafa

A utilização de um software especialista permite processar o conjunto de imagens, com visualizações independentes, possibilitando monitorar diferentes alvos simultaneamente em uma mesma área e fornecer informações valiosas para a atuação de equipes de monitoramento e controle. 

Com voo totalmente autônomo, o Hermes 900 pode ser equipado com diferentes configurações de cargas úteis e sensores de inteligência de comunicações e de sinais.

Hermes900 5A FAB já recebeu dois Hermes 900 encomendados em 2021, e logo que estejam prontificados, deverão fazer sua estréia em serviço atuando em missões reais sobre o Rio Grande do Sul. Firma: Infodefensa




Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto