O Aeroporto Internacional de Viracopos, na Grande São Paulo, recebeu no dia 20 de junho o Embraer KC-390 FAB 2856, codinome Zeus 56, que cumpriu uma missão inédita: embarcar e transportar o protótipo do radar para o Saber M200 Vigilante da Amazônia, que está sendo desenvolvido pela empresa para atender o Programa Estratégico do Exército de Defesa Antiaérea, que incluem evidências de vigilância do espaço aéreo.
O KC-390 decolou por volta das 15h (horário local) e seguiu direto para a região da divisa entre os estados do Pará e Amazonas. De lá voou para Manaus, onde pousou no Aeroporto de Ponta Pelada no final da noite de terça-feira. O equipamento já chegou à Ilha de Parintins e deve permanecer na região até o dia 7 de julho de 2023.
O radar Saber M200 é montado em um container de 20 pés padrão. Foto VCP Airport
Esse voo de traslado e entrega do radar em Parintins marcou o início dos testes operacionais do radar M200 Vigilante, que teria como missão nos próximos dias identificar, controlar e policiar o espaço aéreo de toda aquela região durante as Festividades Folclóricas de Parintins 2023.
O Ministério da Defesa e o Exército Brasileiro, através do Comando Militar da Amazônia, durante a realização do festival, estarão executando a operação experimental do Radar Saber M200 Vigilante, equipamento de vigilância de médio alcance qualificado para realizar defesa antiaérea, desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e produzido pela Embraer Defesa & e Segurança.
O Radar pode detectar ameaças (alvos) até cerca de 15 km de altitude, além da capacidade de uso dual, ou seja, controla tanto aeronaves civis quanto militares.
Um radar transportável
O Saber M200 é um radar de média altura, tridimensional, que emprega avançada tecnologia de varredura eletrônica para detecção e acompanhamento de aeronaves. Trata-se do primeiro radar de painéis fixos no mercado mundial instalado em um contêiner de 20 pés (6,096 metros), facilitando seu transporte. Ele também é capaz de localizar e acompanhar múltiplos alvos aéreos simultaneamente, além de guiar mísseis, realizar missões de vigilância, meteorologia e aproximação, num raio de 450 quilômetros”.
Segundo o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, sua administração havia solicitado um reforço da operação de controle dos pousos e decolagens de aeronaves em Parintins, que aumenta enormemente durante o a realização do Festival Folclórico de Parintins 2023.
Essas gestões foram feitas junto ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Governo do Estado do Amazonas e Governo Federal.
O KC390 FAB2856 é operado pelo Esquadrão Zeus, baseado em Anápolis. Foto: VCP Airport