Mac Jee testa bombardeiros de bunker com carga de explosão aumentada
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >
Munição

Mac Jee testa bombardeiros de bunker com carga de explosão aumentada

O grupo apresentou no Paris Air Show 2023 o BLU-109, mais uma arma ar-terra desse tipo contra alvos de concreto armado
MacJee 1
Bomba BLU-109 Anti-Bunker da Mac Jee no CAEx. Foto: Mac Jee
|


O grupo de defesa brasileiro Mac Jee, sediado no Vale do Paraíba (SP), concluiu com sucesso os testes das linhas de bombas MK 83, MK 84 e BLU 109, realizados com a participação de militares do Centro de Avaliação do Exército (CAEX), em Guaratiba (RJ). A empresa fabrica todo o material desenvolvido e testado e atende aos padrões militares internacionais (NATO/MIL). 

Foram testados, com sucesso, os boosters (dispositivos que aumentam a potência da explosão) das bombas MK83 e BLU109 para garantir o acionamento da carga explosiva. Essa verificação é essencial para o correto funcionamento das bombas em situações reais.

Snapshot 1446As munições da Mac Jee são 100% nacionais. Foto: Mac Jee

Os especialistas também realizaram o “ensaio de arena” da linha MK, uma série de detonações monitoradas por sensores para medir a velocidade dos fragmentos resultantes da explosão das bombas. Esta etapa é necessária para validar o modelo de simulação apresentado ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão certificador ligado ao Ministério da Defesa.

Foram quatro dias de testes bem sucedidos no Campo de Provas da Marambaia, em Guaratiba (RJ). O local possui toda a infraestrutura necessária e tem proximidade com a sede da Mac Jee, no interior paulista, o que facilita a logística envolvida na operação. Todos os testes foram realizados por especialistas da empresa com participação e apoio da Seção de Testes do CAEX.

O diretor industrial do Grupo Mac Jee, Élcio Ribeiro, assegura que “essa operação é de enorme importância, pois nos permite verificar o desempenho, a capacidade e a segurança do nosso produto. Os resultados são fundamentais para garantir o atendimento aos requisitos técnicos e operacionais necessários e certificar a qualidade de nossos produtos”.

Snapshot 1462Os testes com os fuses verificam o correto funcionamento desse dispositivo na bomba. Foto: Mac Jee

Bomba Anti-Bunker

O Grupo Mac Jee está apresentando no Paris Air Show 2023 a BLU-109, arma Anti-Bunker de 2.000 libras usada em operações de bombardeio ar-solo contra alvos de concreto armado. Essa arma pode ser transportada em cabides de armamentos padrão OTAN, de acordo com seus limites de peso, portanto é compatível com qualquer aeronave de combate utilizada pela Aliança Militar Ocidental.



Com alto poder de penetração e impacto, a BLU-109 é utilizada principalmente para atacar estruturas como hangares reforçados de bases aéreas, centros de comando e controle, bunkers, depósitos de munições e estruturas construídas ou reforçadas em concreto. Essa munição é 100% fabricada no Brasil.

Capa mac jee bdsa1A nova BLU-109 é uma variante da BGB-84 de 2.000lbs porém dotada de "ponta preta" perfurante, e complementa o variado portifólio de bombas produzidas pela Mac Jee. Foto: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto