A Força Aérea Brasileira, dando continuidade ao Programa de Avaliação Operacional da aeronave KC-390 Millennium, a cargo da Embraer Defesa e Segurança, realizou em Santa Maria um teste de embarque, transporte e verificação/desembarque de veículos blindados Guarani e M-113, utilizados pelo Exército Brasileiro. Este foi o primeiro embarque real dos blindados sobre rodas e esteiras na aeronave KC-390, com a realização de voo sendo planejada para a verificação de parâmetros de segurança e operacionalidade.
O Centro de Instrução de Blindadados forneceu pessoal e apoio logístico para o deslocamento dos blindados de rodas e esteiras até a Base Aérea de Santa Maria, na mesma cidade, onde o pessoal de solo da Força Aérea e do "Esquadrão Gordo - 1º/1º GT ", unidade operadora do KC-390, realizaram toda a faina de embarque, peiamento, voo, desembarque e avaliação/debriefing pós missão com os dois tipos de veículos blindados.
Os M-113 (2) e Guarani (1) foram embarcados no KC-390 dentro do Programa de Avaliação Operacional. Foto: EB
Esse teste já foi realizado de forma "simulada" em 2017, dois anos antes da entrega do primeiro KC-390 para a FAB. A Embraer concluiu os testes para certificação de carregamento desses veículos usando uma estrutura de madeira e fibra que simulava o compartimento de carga do jato.
O 6x6 Guarani foi embarcado sem torre manual ou estação remota de armamento montada. Foto: EB
Além do M-113 e do 6x6 Guarani, testados em Santa Maria na aeronave real em 2022, foram usados no ensaio simulado de 2017 um exemplar da viatura leve de reconhecimento Chivunk, empregado pela Brigada de Infantaria Paraquedista, e uma viatura de bombeiros Rosenbauer Panther, que equipa diversos aeroportos pelo Brasil.
Mais recentemente, um blindado 8x8 Pandur, da República Chequia, foi testado e manobrado no compartimento de carga do KC-390 durante um tour de demosntrações da aeronave pela Europa, em agosto/setembro de 2022.
O 6x6 Guarani "peiado" no compartimento de carga do KC-390 Millennium. Foto: EB