O primeiro jato de transporte militar KC-390 adquirido pela Força Aérea Portuguesa (FAP) iniciou no dia 15 de setembro seu voo de translado da unidade industrial da Embraer Defesa e Segurança sediada em Gavião Peixoto (SP), com destino a Portugal, onde será padronizado e certificado pelas autoridades portuguesas nas instalações da Embraer, homologadas como MRO NATO.
Ostentando a pintura cinza claro da Força Aérea Portuguesa (FAP) e matrícula brasileira provisória de testes PT-ZDK, o avião decolou do interior de São Paulo, realizou uma escala técnica no Aeroporto do Recife (PE), antes de prosseguir para o Aeroporto de Alverca, em Portugal, onde ficam as instalações da empresa OGMA, subsidiária da Embraer no país.
Decolagem do primeiro KC-390 Millennium da FAP (Imagem: EDS)
Antes da entrega a Força Aérea Portuguesa, a OGMA irá instalar no avião equipamentos militares específicos da Aliança Atlântica, à qual Portugal é membro. Após a integração e certificação pela Autoridade Aeronáutica Nacional portuguesa (AAN), esse avião será ofialmente colocado em serviço.
Em 11 de julho de 2019, o Governo Português assinou o contrato com a Embraer para adquirir cinco KC-390 Millennium, que substituirão a frota de C-130H Hércules da Esquadra 501 “Bisontes”. O documento de aproximadamente US$ 930 milhões, envolve além das aeronaves, um simulador de voo e serviços de manutenção e suporte técnico pelo período de doze anos.
De acordo com o planejamento divulgado pela EDS, o primeiro KC-390 da FAP será entregue em março do ano que vem, e os restantes até 2027, ao ritmo de uma aeronave por ano.
Oficiais aviadores portugueses conhecendo no Brasil o avião que agora estão a pilotar (Imagem: EDS)