O fabricante de mísseis MBDA recebeu um contrato de € 200 milhões para fornecer 100 mísseis ar-ar Meteor para equipar os caças Gripen E/F da Força Aérea Brasileira (FAB).
As aeronaves que serão armadas com esses engenhos devem chegar a linha de voo no Brasil em 2021.
O míssil ar-ar além do alcance visual (BVRAAM) guiado por radar ativo embarcado Meteor já foi testado e integrado aos caças Saab Gripen, Dassault Rafale e Eurofighter Typhoon.
O míssil oferece uma capacidade multi-disparo contra alvos em manobra, desde jatos, UAV/UCAVs e mísseis de cruzeiro, em um ambiente pesado de contramedidas eletrônicas (ECM) com alcance bem acima de 100 quilômetros (62 milhas aeronáuticas).
O alcance máximo é mantido em segredo, mas excede os 100 km protocolares em condições ideais de lançamento.
O motor RAMJET de combustível sólido misturado a ar altamente comprimido, queimado na câmera de combustão, permite que o míssil navegue a uma velocidade superior a Mach 4 e entregue energia mesmo na fase final do voo.
A Saab anunciou em março de 2015 que finalizou a assinatura de um contato de venda de 36 Gripen E/F com o Brasil, avaliado em US$ 4,55 bilhões.
O contrato envolve a compra de um sistema completo de armas, e o pacote total inclui treinamento, peças de reposição, suporte, planejamento e manutenção.
O pedido inclui 28 aeronaves Gripen E monoposto e oito aeronaves de dois assentos Gripen F.
Imagens: SAAB / MBDA