Comandante do EB em visita a Itália conhece a operação de blindados e sistemas de artilharia antiaérea
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Comandante do EB em visita a Itália conhece a operação de blindados e sistemas de artilharia antiaérea

Parceria Estratégica entre Brasil e Itália, no setor de veículos blindados, poderia ser ampliada
1
|

O Chefe do Estado-Maior do Exército Italiano, General Carmine Masiello, recebeu o Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, em visita oficial à Itália, na última terça-feira.

Acredita-se que ao final dessa visita ocorra a tão esperada assinatura do contrato para 96 veículos 8x8 CIO/IDV Centauro II.

48
O Centauro 2 está na pauta da visita. Firma: EI

Durante o encontro, o General Miné Ribeiro Paiva recebeu um briefing focado nas atuais operações e iniciativas do Exército Italiano (especialmente aquelas que envolvam o emprego do Centauro 2) e na colaboração militar consolidada ao longo dos anos, com particular referência à intenção de fortalecer a interoperabilidade entre as duas partes no tema da modernização do instrumento militar, que deve necessariamente estar pronto e treinado para responder aos desafios atuais, dispondo de tecnologias avançadas e estratégias eficazes. “Olhamos o mundo de ângulos diferentes, mas compartilhamos os mesmos valores e, portanto, os mesmos objetivos: garantir a paz e a segurança dos nossos povos e contribuir para a afirmação do direito internacional. Os laços de amizade e cooperação entre os nossos países são profundos e também se enraízam na contribuição brasileira para a libertação e no sacrifício de tantos soldados brasileiros tombados na Itália, a quem honramos”, destacou o general Carmine Masiello.

19
General Carmine Masiello. Firma: EI

 

No dia 23, o Comandante do Exército Brasileiro visitou o Comando de Artilharia Antiaérea de Sabaudia

Neste contexto, foram ilustradas as capacidades e perspectivas para a renovação de sistemas de armas, bem como as capacidades de treinamento e teste de sistemas antiaéreos e antidrones.

O encontro representou uma valiosa oportunidade de discussão com as Forças Armadas homólogas, na qual foram explorados temas de interesse comum no contexto da cooperação entre os dois exércitos, seguindo uma tradição de aliança e compromisso comum com a paz e a segurança globais.

Nota do Autor: O general Carmine Masiello é o líder do atual processo de modernização e atualização tecnológica do Exército Italiano

Sua visão para a Força Terrestre no século XXI, nos próximos três anos, pode ser acessada neste link

O que o comandante do Exército Brasileiro foi conhecer na Itália tem muito a ver com esse documento.

0
O Exército Italiano nos próximos três anos. Firma: EI

Em Sabaudia, o comandante do EB conheceu um sistema de defesa antiaérea de média altura que emprega os veteranos mísseis superfície-ar MBDA Aspide 2000 (dispostos em lançadores quádruplos) guiados por radares Skyguard da Rheinmetall Air Defence

Esse sistema (duas baterias do 17º Regimento de Artilharia Antiaérea "Sforzesca") está trocando seus mísseis Aspide pelos modernos CAM-ER da MBDA. 

A versão naval desse míssil, o Sea Ceptor, foi selecionado para armar as fragatas classe Tamandaré da Marinha do Brasil.

As outras duas baterias que complementam a 17º Regimento de Artilharia Antiaérea empregam MANPADS Stinger, de curto alcance e baixa altura.

2
Reunião de autoridades brasileiras e italianas em Roma, realizada no dia 22 de abril. Firma: EI



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto