De 23 a 26 de abril de 2025, o Brasil participará como convidado de honra da Feria Aeroespacial Mexicana (FAMEX), consolidando sua presença internacional no setor de defesa, segurança e aeroespacial.
Organizado pela Força Aérea Mexicana e pela Secretaria de Defesa Nacional do México, o evento acontece na Base Aérea Militar nº 1, em Santa Lucía, ao lado do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, a cerca de 60 km da Cidade do México.
Coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Espaço Brasil conta com o apoio do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.
O Espaço brasileiro reúne 12 empresas que atuam em segmentos estratégicos da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS): Modirum | Gespi, Omnisys Engenharia, IAS, Edasim, Pensa, IMBEL, IDV, DuPont, CSA AeroEngines, Xmobots, BRENG e o Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT).
O Diretor de Projetos da ABIMDE, Coronel Antonio Ribeiro, estará no gerenciamento das expositoras nacionais. Ele acredita que será uma grande oportunidade para o Brasil mostrar suas capacidades aos países daquela região. “A FAMEX nos abre uma perspectiva de conhecermos melhor não apenas o mercado de defesa e segurança mexicano e do entorno, mas também o da aviação civil, buscando parcerias e mostrando nossa capacidade de atender quaisquer demandas”, afirmou.
A presença brasileira na FAMEX 2025 foi oficializada em março, durante o lançamento promocional da feira, com a entrega de uma carta do Embaixador do Brasil, o diplomata Nedilson Ricardo Jorge, ao Comandante da Força Aérea Mexicana, General de Divisão Óscar René Rubio Sánchez, confirmando a aceitação do convite.
A participação do Brasil como convidado de honra simboliza o fortalecimento dos laços diplomáticos e comerciais entre os dois países, especialmente nas áreas aeroespacial, de defesa e de segurança.
Projeção internacional e ambiente de negócios
Reconhecida como uma das principais feiras aeroespaciais da América Latina, a FAMEX se consolidou como uma plataforma para a geração de negócios e parcerias.
A edição anterior, realizada em 2023, contou com a participação de 703 empresas de 51 países, mais de seis mil reuniões comerciais, 71 aeronaves em exposição e 105 mil visitantes.
Em 2025, a expectativa é superar esses números, reforçando o prestígio do evento e sua relevância internacional.
O Brasil, com sua sólida estrutura industrial e tecnológica no setor de defesa e aeroespacial, terá uma vitrine privilegiada para apresentar soluções e estreitar relações com parceiros da América Latina e de outras regiões.
Durante os dias 23, 24 e 25 de abril, a programação será voltada às atividades comerciais, com estandes abertos das 9h às 18h. O sábado, 26, será reservado às apresentações aéreas e à cerimônia de encerramento.
Brazil Defense
O Projeto do Setor de Defesa Brasileiro – Brazil Defense – tem como objetivo impulsionar as exportações através do desenvolvimento e implementação de plataformas para empresas não exportadoras e intermediárias avançadas, incluindo monitoramento de mercado, feiras comerciais e iniciativas comerciais integradas.
Sob a direção conjunta da ABIMDE-ApexBrasil, em colaboração com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, o projeto executa um plano de promoção internacional de curto prazo com o objetivo de atrair empresas qualificadas para o mercado global.
Para consolidar a presença e competitividade brasileira no cenário global, a integração das empresas no plano de promoção e na agenda do setor a médio e longo prazo é um avanço estratégico.