O Programa PRO ADSUMUS de modernização do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil prevê a substituição de material antiquado por tecnologias atuais, e a frota de caça tanques SK-105A2S Kourassier com canhão de 105mm está na lista de prioridades para aquisições de um substituto.
Entregues em 2001, esses blindados leves de esteiras já estão obsoletos, mas ainda tem sido úteis na manutenção da doutrina e como ferramenta de treinamento, já que o CFN possui uma boa quantidade de munições de 105mm utilizáveis para essa finalidade.
No dia sete de abril de 2025, na esteira do encerramento da LAAD 2025 no Riocentro, a BAE Systems Hägglunds promoveu uma demonstração do seu veículço de combate CV90 120mm no Comando da Divisão Anfíbia dos Fuzileiros Navais, localizado na Ilha do Governador (Rio de Janeiro-RJ).
A demo contou com a presença do comandante geral do CFN, almirante FN Carlos Chagas, e seu Estado Maior, além de autoridades navais, convidados do Exército Brasileiro e membros da imprensa.
Segundo o comandante, o CFN estuda se irá substituir o carro austríaco por um veículo sobre rodas ou de esteiras, e a futura produção da torre Leonardo Hitfact MKII com canhão de 120mm no Brasil, em unidade industrial a ser definida no Rio de Janeiro, para atender a encomenda do Exército de 96 exemplares (contrato ainda não assinado) pode pender a balança em favor do turco TULPAR, fabricado pela OTOKAR.
A versão com a torre de 120mm desse carro turco deverá concluir a integração da HITFACT MKII, como exibido durante a LAAD 2025 no Riocentro, até medos de 2025, com a campanha de disparos de validação acontecendo entre agosto e setembro deste ano na Itália, segundo apurou a reportagem de Infodefensa.