Os blindados da NIMR e as smart weapons da HALCON: Infodefensa visita o TAWASUN Industrial Park em Abu Dabhi, UAE (Parte II)
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Os blindados da NIMR e as smart weapons da HALCON: Infodefensa visita o TAWASUN Industrial Park em Abu Dabhi, UAE (Parte II)

A NIMR tem duas décadas de experiência na produção de veículos militares leves (4x4) e médios (6x6) com rodas de alto desempenho
JCN06331
A NIMR oferece no mercado blindados sobre rodas 4x4 e 6x6 de 2ª geração. Firma: EDGE
|

A terceira "entidade" do EDGE Group a receber Infodefensa no TAWASUN Industrial Park foi o fabricante de veículos blindados NIMR, através do seu CEO, Abri du Plessis, responsável pelo crescimento dos negócios da companhia, regional e internacionalmente, por meio de seus produtos e serviços. Esse sul-africano possui 18 anos de experiência em liderança no gerenciamento de projetos, TI, operações e engenharia, 10 dos quais em nível executivo.

Antes de uma visita guiada ao chão de fábrica e a linha de produção, com direito a test drive de um blindado AJBAN MKII 4x4, ocorreu uma entrevista onde Abri apresentou a NIMR e a filosofia que essa empresa utiliza no projeto e fabricação de seus blindados, a qual transcrevemos os principais momentos.

JCN06286Abri du Plessis (a esquerda e ao fundo) durante a entrevista: "As características únicas dos veículos sobre rodas NIMR podem atender tanto a Forças Militares quanto as de Segurança, no Brasil". Firma: Roberto Caiafa

Infodefensa: A NIMR atua em um mercado extremamente disputado e recheado de grandes players. Qual é o valor agregado, o diferencial de produto, a tecnologia disruptiva que tornam os veículos blindados sobre rodas da empresa competitivos?

Plessis: Fundada em 2000, a NIMR traz duas décadas de experiência produzindo veículos militares leves (4x4) e médios (6x6) sobre rodas de alto desempenho, tendo como destaque principal em seus projetos eliminar as dificuldades criadas por dois fatores inclementes da região do Golfo, o calor (refrigeração) e o deserto (mobilidade). O chassi militar nas versões 4x4 e 6x6, bem como o design da carroceria monocoque, fornecem mobilidade tática para atuação em ambientes exigentes. Os dois modelos de blindados base, que agora estão entrando em sua segunda geração, utilizam componentes robustos associados a uma grande capacidade de refrigeração do motor, da transmissão, do sistema de freios, e claro, do habitáculo da tripulação. Até mesmo os pneus militares que esses carros usam recebem atenção especial com relação a sua durabilidade e confiabilidade, considerando as temperaturas extremas que enfrentam diariamente. Incorporar as últimas tecnologias, ao mesmo tempo que mantemos a capacidade de modificar rapidamente as plataformas – mesmo em meio à produção – nos permite atender à experiência de combate e requisitos operacionais em evolução do cliente. Além disso, o design modular das plataformas garante que uma variedade de sistemas de armas e missões possam ser facilmente integrados, fornecendo aos usuários finais uma verdadeira capacidade multifunção.

IMG 20240910 125303Dois modelos 4x4 da NIMR oferecidos ao Brasil, a esquerda, o Jais MRAP MKII, e a direita, o AJBAN MKII, ambos de segunda geração da empresa. Firma: Roberto Caiafa

Infodefensa: A enorme fábrica que estamos a visitar está preparada para produzir quantos veículos por ano?

Plessis: Temos na verdade duas instalações fabris, uma delas executa trabalhos de preparação e corte do aço e soldagem de alguns componentes e subconjuntos que depois são enviados para a unidade onde estamos, que recebe esse material e dá destinação ao longo das linhas de produção. Temos a mais sofisticada planta de produção voltada para veículos blindados sobre rodas do Oriente Médio, e podemos executar todas as etapas produtivas desde o corte de chapas, passando pela fabricação dos chassis, produção da carroceria, junção destes com o powertrain e posterior instalação dos equipamentos de missão, tanto para veículos 4x4 como 6x6, em dois modelos base. Esse domínio fabril acrescenta uma vantagem extra para nossos veículos, que podem mudar ítens como motores e transmissões facilmente na linha de produção, se necessário, por outros similares, garantindo ao cliente a operacionalidade independente de questões externas a NIMR. De fato, o nosso pós venda e suporte ao cliente é reconhecido pela comunidade internacional de forma muito positiva, algo que muito nos orgulha. E respondendo a sua pergunta sobre quantidade, podemos produzir até 1500 veículos por ano, mas isso depende dos contratos que estamos executando, hoje temos uma força de 600 trabalhadores, isso flutua de acordo com a demanda de produção.

JCN06370Embarque para um rápido e intenso test drive no AJBAN MK 2 4x4 na pista de testes da NIMR em Abu Dabhi. Firma: EDGE

Infodefensa: O mercado brasileiro de segurança pública, no caso de viaturas policiais blindadas, ainda é muito incipiente, utilizando basicamente adaptações de chassis comerciais modificados. Os veículos NIMR podem atender com vantagens superiores esse tipo de demanda, especificamente no caso de Forças de Operações Policiais Especiais

Plessis: Não tem como comparar essas plataformas comerciais adaptadas com o que produzimos aqui, nossos produtos pertencem a outra faixa de mercado. Nossos veículos originais são homologados dentro de normas militares extremamente exigentes, portanto eles possuem um custo de aquisição e mantenimento diferenciado, exatamente pelo que entregam em termos de proteção, mobilidade e confiabilidade. O AJBAN ISV (Internal Security Vehicle), por exemplo, foi selecionado para a Polícia de Dubai em 2023, e as entregas devem começar no último mês de 2024. Baseado na plataforma do moderno blindado militar AJBAN MK2, essa versão recebeu implementos típicos de forças de segurança, como uma lâmina removedora de obstáculos montada na frente do veículo. O design consiste em três partes principais com o motor na frente, uma cabine dupla no meio com dois assentos e uma cabine totalmente fechada na parte traseira que pode acomodar até 8 policiais ou agentes de segurança. Apresentando blindagem de nível militar, o ISV básico pode suportar uma variedade de ameaças balísticas e outras típicas em situações de tumulto, como incêndios causados por coquetéis Molotov. O carro está equipado com um motor diesel de 296 cavalos acoplado a uma transmissão automática de 6 posições. Pode acelerar até 100 km/h de velocidade máxima, e tem alcance em cruzeiro de 700 km. O veículo pode negociar um gradiente (rampa) de 60% e escalar um obstáculo vertical de até 400 mm. Trata-se de um nível superior em termos de veículos blindados, e seu emprego por forças especiais de segurança é naturalmente recomendado.

Ajban isv O AJBAN ISV (Internal Security Vehicle) selecionado pela Polícia de Dubai, está equipado com armas não letais sofisticadas. Firma: NIMR

Infodefensa: E quais são os modelos 4x4 e 6x6 que a NIMR está mais focada neste momento? Você citou uma 2ª geração, pode falar um pouco sobre eles?

Plessis: A NIMR produz hoje o AJBAN MK2, que é a plataforma 4x4 para cinco tripulantes, e o seu equivalente 6x6, o Hafeet MK2, com capacidade para 10/11 pessoas. Em uma categoria mais pesada, sem perder a agilidade, temos o JAIS 4x4 e o JAIS 6x6. Ambos receberam características de projeto que os tornam especialmente resistentes contra dispositivos explosivos improvisados, minas e emboscadas. Enquanto o AJBAN 4x4 e o HAFEET 6x6 apresentam um design mais convencional, o JAIS se destaca naturalmente pela enorme distancia do veículo para o solo e demais proteções anti-minas, e pelo posicionamento diferenciado do seu motor potente, uma unidade de extração rápida de características únicas. O carro entrega performance qualquer terreno acima da média e pode receber uma enorme combinação de armas que incluem torres não tripuladas para canhões de 30mm, dentre outras opções. A blindagem do chassis monocoque protege todo o compartimento do motor e a transmissão. Numa categoria totalmente diferente, a NIMR também produz um veículo leve de longo alcance 4x4 de teto aberto transportável por helicóptero, o AJBAN LRSOV (Long Range Special Operations Vehicle), concebido para missões de reconhecimento de longo alcance realizadas por Forças Especiais. Argélia foi o primeiro cliente de exportação dessa variante, com 10 exemplares contratados em 2023.

JCN06340O CEO da NIMR, Abri du Plessis, apresenta o chão de fábrica da unidade de Abu Dabhi a reportagem de Infodefensa. Firma: NIMR

HALCON

A quarta empresa a receber Infodefensa foi a HALCON, especializada na concepção e produção de smart weapons de propriedade intelectual 100% dos EAU, e agora também assumindo o papel de missile house do País.

A companhia desenvolveu expertise interna em toda a cadeia de valor para sistemas de orientação de bombas de liberação por gravidade. Isso inclui design, desenvolvimento, testes, fabricação e montagem.

Seu produto carro chefe é o Desert Sting, uma família de armas leves, de lançamento de plataforma aérea, tripuladas ou não, guiadas com precisão e planadoras (GGW). 

Essas armas utilizam orientação inercial aumentada por informações do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) (GAINS). Uma configuração de buscador de Laser Semiativo (SAL) (com ou sem GNSS) melhora ainda mais o desempenho de precisão contra alvos designados.

JCN06398aO vice-presidente de operações da Halcon, Wim Strydom, explica como são fabricadas as ogivas das bombas Desert Sting DS-16 - no recorte ampliado, os balins de tungstênio moldados em resina que recobrem a cabeça de guerra de alto explosivo - no retangulo vermelho, dezenas de ogivas em processo de produção. Firma: EDGE

A Desert Sting 16 pesa cerca de 25 kg e pode ser transportada em pares (mais indicado para drones) ou em grupos de quatro (drones ou asa fixa tripulada), enquanto a Desert Sting-25 pesa cerca de 48 kilos e pode voar até 24 km de distância, dependendo da altitude de lançamento. 

Em 2023, o EDGE recebeu um contrato de AED 4,7 bilhões para fornecer bombas DS-25 para as Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos a partir do final de 2025. Anteriormente, a empresa já havia recebido um pedido para a produção em massa de bombas DS-16

É importante notar que todas as placas de circuito impresso (PCB) das DS-16 e DS-25 são produzidas internamente, assim como a maioria dos componentes mecânicos que também recebem seu tratamento de superfície nas instalações da companhia. Todos os chicotes também são produzidos na fábrica, que também tem capacidade total de teste.

JCN06404O core da bomba DS-16, com os PCB e os atuadores das aletas mais a bateria térmica e o acelerômetro, são testados rigososamente quanto a sua funcionalidade. Firma: EDGE

Apenas 5% dos componentes mecânicos são terceirizados, vindos da EPI, outra entidade EDGE também sediada no TIP, a única operação totalmente terceirizada sendo o enchimento explosivo, que é de responsabilidade da LAHAB, a produtora de munição entre as entidades EDGE. 

A DS-16 está em produção de larga escala, um pedido inicial de 7.000 unidades colocado pelo Governo dos EAU, metade das quais na variante SAL. Observando a linha de produção, durante a visita, foi possível contar centenas dessas armas em produção. 

Foi demonstrado como as ogivas são produzidas, e como os conjuntos de computadores embarcados (PCB) e atuadores das aletas direcionais, o coração de cada bomba, são rigorosamente testados e checados após a conclusão de sua montagem, processo que utiliza inclusive uma sala super limpa equipada com vários robôs de alta precisão.

JCN06409sala super limpa equipada com vários robôs de alta precisão, responsáveis pelo controle de qualidade dos componentes das armas guiadas. Firma: EDGE

 A Halcon também produz kits de planeio para bombas da família MK, uma solução que recebeu o nome de "Thunder" P-31 e P-32, além da enorme P-4, que emprega o corpo explosivo da MK.84, arma que pesa 1,2 toneladas. 

Se lançada a 30.000 pés, ela pode alcançar um alvo a 15 km de distância, evitando que a aeronave lançadora se exponha as defesas antiaéreas na vertical do alvo e seu entorno. 

Quando prontos, esses kits são colocados em caixas especiais para estocagem no arsenal da Força Aérea dos EAU, quatro kits por container. 

A carga explosiva e o seu acionador/detonador ficam estocadas nas bases aérea e paióis de munição, já que é proibido esse tipo de material ser estocado na fábrica.

JCN06414Dezenas de kits de guiamento "Thunder" em fase final de produção para atender uma encomenda para a Força Aérea dos EAU. Firma: EDGE

Com o advento em 2024 do MANSUP e MANSUP-ER, e do SkyKnight, sofisticado sistema de defesa antiaérea do tipo C-RAM (rocket, artillery shells, mortars), também capaz de abater bombas balísticas e armas stand-of, incluindo a sua versão naval embarcada, o fato é que a HALCON ampliou o seu escopo de capacidades, convertendo-se rapidamente em uma das mais estratégicas "entidades" do Grupo EDGE e a "missile house" por execelência dos EAU.

O SkyKnight foi projetado com o objetivo de conter todo o espectro de ameaças modernas, fornecendo sinais de alerta precoce e funcionalidades de interceptação superfície-ar precisas, visando aeronaves de asas rotativas, veículos aéreos não tripulados (unmanned aerial vehicles, UAVs), foguetes, artilharia, morteiros e aeronaves de asa fixa em um alcance de até 10 km.

Skyknight missileO míssil SkyKnight pode ser empregado em terra ou embarcado. Firma: EDGE

A HALCON está oferecendo o SkyKnight como a solução C-RAM mais avançada e abrangente do mundo, trabalhando integrado a solução Skynex da Rheinmetall em uma configuração que oferece proteção antiaérea superior dentro do alcance de emprego.

Esse sistema de defesa aérea compreende o nó de controle Oerlikon Skynex, unidades multissensor (multi-sensor units, MSU) com radares multimodo escaneados eletronicamente (active electronically scanned multi-mode radars, AMMR), canhões revólver de 35 mm RG Mk3, mísseis C-RAM SkyKnight em lançadores conteiner cada um com capacidade para 60 mísseis. 

O míssil C-RAM da HALCON é capaz de rastrear e neutralizar vários alvos multidirecionais ao mesmo tempo, fornecendo proteção para ativos estáticos, bem como para forças móveis e mecanizadas. Transportável e móvel, o sistema pode ser implantado em plataforma terrestre e marítima.

Skynex halcon rheinmetallFirma: EDGE



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto